quinta-feira, 14 de novembro de 2024

 

Olá, tudo bem? 

Toda fotografia carrega uma história. E hoje eu vim te contar porque essa imagem abaixo tem a ver com você, que me lê agora. 
Era junho deste ano quando fiz o registro. Ali à esquerda, olhando pra câmera, está a Luana Rocha, roteirista e documentarista. Ao seu lado, está a repórter e editora, Mariama Correia. E do outro lado da mesa, a repórter Clarissa Levy. 

Na mesa dá pra ver computadores, um livro aberto, copos, garrafas, um pote de doce — ninguém é de ferro — e uma cartolina com post it perto da Clarissa. Ali, naquela cartolina, a gente registrava as ideias e ações do nosso terceiro dia (de muitos) de imersão em um roteiro que foi desafiador para todos nós. 

Foram dias assim, sentados nesta mesa da nossa redação em São Paulo, discutindo, organizando e pensando qual seria o melhor jeito de narrar para vocês em áudio o Caso K - A história Oculta do Fundador da Casas Bahia, que vamos lançar, enfim, na próxima terça-feira, dia 5 de novembro. 

São muitos profissionais envolvidos nesse processo. Fazer um podcast envolve uma logística de produção muito diferente de uma reportagem em texto. Não só pelo formato áudio, mas o estilo, a estrutura, o ritmo, o engajamento são distintos. 

Essa série é resultado de uma investigação que, com pausas e retomadas, temos feito aqui na Agência Pública ao longo dos últimos 4 anos. Publicamos a primeira reportagem em texto lá em abril de 2021, e desde então, a gente descobriu que o buraco dessa história é muito mais fundo do que a gente imaginava. 

Além de trazer mais elementos sobre o silêncio da imprensa sobre o caso, conseguimos mais personagens, novos documentos e imagens. Tudo exclusivo do podcast. Então, em vez de ler, agora você vai ouvir vítimas, jornalistas, advogados, ex-funcionários e o próprio Samuel Klein. 

Além dos meses de entrevistas, também consultamos mais de 5 mil páginas de processos judiciais. Mergulhamos no universo do rei do varejo pelos olhos, ouvidos e memórias de pessoas que conviveram por anos com o dono da Casas Bahia, a rede de varejo mais popular do país.

Sem jamais ter sido incomodado nem pela polícia, nem pela justiça e nem pela imprensa, nosso podcast revela que as acusações de crimes sexuais contra Samuel envolveram diversas camadas de violência, medo, manipulação, contradições e muito poder e dinheiro. Esse podcast não deixa de ser também uma história sobre a imprensa e sobre o judiciário brasileiro. Uma história de Brasil. 

E esse trabalho só foi possível graças às pessoas que doaram em nossa campanha de financiamento. Nossos Aliados foram essenciais para que a nossa equipe tivesse tempo e liberdade necessária para apurar como as engrenagens de poder, silêncio e impunidade permitiram que um dos maiores escândalos empresariais do Brasil perdurasse durante tanto tempo. 


Mas ainda há muito a ser apurado. Cada vez que falamos sobre essa história, novos relatos surgem – uma prova de que este podcast é só a ponta do iceberg. Precisamos arrecadar R$80 mil para fazer com que essa temporada chegue a mais pessoas e seguir investigando para produzir uma segunda temporada. Posso contar com sua ajuda? 
JUNTE-SE A NÓS!
Um abraço,

Thiago Domenici
Diretor da Agência Pública e chefe da sucursal em Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário