domingo, 21 de abril de 2019

Presidente do IPEA denuncia: você, seu otário, dá R$ 400 bilhões por ano aos rentistas

Doellinger: Previdênssia é um saco de maldades
publicado 20/04/2019
Untitled-8.jpg

O Conversa Afiada reproduz trecho de entrevista de Carlos Doellinger, que assumiu o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em março, a Flavia Lima, da Fel-lha:
(...) Na transição, o sr. coordenou o grupo de finanças públicas. Como avalia a questão? 
Sempre foi meu diagnóstico que o nosso desequilíbrio fiscal é a raiz de todos os nossos problemas. Precisamos fazer as reformas que estão sendo propostas. A começar pela principal, que é a da Previdência. Mas tem outras importantes: a do Estado, a do pacto federativo, que vai permitir uma melhor alocação de recursos.
As privatizações podem reduzir a dívida e despesas com juros, que é um encargo totalmente ruim porque é dar para rentista um Plano Marshall por ano. Eu é que fiz essa conta para Paulo Guedes e cheguei aos R$ 400 bilhões.
Mas o governo está num embate com o Congresso, como avançar? 
É uma questão complicada. Na verdade, o pacto federativo não faz nenhuma maldade, tem a ver com melhor alocação de recursos. Já a reforma da Previdência tem por trás, vamos dizer entre aspas, um saco de maldades. Vai atingir o velho, o aposentado. É mais complicada politicamente. É algo que beneficia a sociedade como um todo, dá segurança para investimento. Agora, mexe com a vida das pessoas e isso cria embate político perfeitamente compreensível.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário