domingo, 22 de junho de 2014

FIM DE UM IMPERIO1

Estamos no municipio de Tangará, região do Trairi, mais precisamente passando pela fazenda uirapuru de propriedade do outrora major teodorico bezerra, com toda uma estrutura gigantesca,mostrando o poder politico de um fazendeiro metido na politica e bem  junto ao poder constituído. Hoje são ruínas e mais ruínas, e aí a velha pergunta por que tanta arbitrariedade e junções erradas para um final melancolico de uma estrutura.
Nesta foto o mercado que funcionava dentro da fazenda e na fachada uma proibição para as mulheres que não podiam beber e nem falar da vida alheia. A foto mostra este espaço em ruínas, na verdade uma grande estrutura. e aí fica a pergunta: seriam recursos próprios?
mais uma foto do mercado em estado de ruínas.
aqui uma capela, que pelo lado de fora mostra que a mesma está em bom estado, ao contrario do restante das estruturas. Aqui uma curiosidade, esta associação destas pessoas arbitrárias com a religião, é uma especie de busca pela compensação pelas arbitrariedades cometidas.
Um busto de frei damião em frente a capela, mais um reforço desta busca pela compensação. Parece um fato comum esta relação de frei damião com os coronéis da época. A ligação da igreja  com os poderes locais, numa especie de benção a estes senhores do sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário