quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO BANCO SOLIDÁRIO DO GOSTOSO

Reunião do Conselho Gestor do Banco Solidário do Gostoso
Atividade que ocorreu nas dependências do SINTRAF Gostoso, localizado na Rua Praia da Xepa, São Miguel do Gostoso, contando com a participação de membros do conselho gestor, núcleo da Rede Xique-xique e da ASBEMG. Na oportunidade foi discutida a seguinte pauta:
   1º.            Avaliação das ações do primeiro mês de abertura do banco;
   2º.            Avanços e dificuldades;
   3º.            Novas estratégias de ação;
   4º.            Encontro estadual sobre Bancos Comunitário
            No que diz respeito ao primeiro mês de funcionamento do banco, superou as expectativas, pois foram apresentadas 16 propostas de tomadas de empréstimos, sendo nas três linhas (consumo, produção e cred jovem), onde foram liberadas 10. As demais serão analisadas pela comissão de avaliação de crédito (CAC) no dia 31 de janeiro. Além disso, o banco começou com o envolvimento de 4 comerciantes da sede do município, sendo hoje mais de 10, sem falar dos comerciantes de Tabua, que são 21. É importante ressaltar que o número de comerciantes procurando aderir a dinâmica do banco cada dia aumenta.  
            Foi falado que durante o mês, houve vários telefonemas por parte da imprensa, procurando fazer uma matéria sobre o banco. Na oportunidade foi feita uma reportagem para a TV Cabugi (RN TV) e uma matéria para o G1, além de blogs.
            O banco iniciou com o lastro aproximado a R$ 2.000,00, sendo que atualmente encontra-se próximo aos R$ 3.000,00. Isso graças às doações e contribuições das instituições parceiras do banco. Outro ponto importante é que atualmente já existe em circulação G$ 1.400,00. Além dos comerciantes, algumas pousadas do município estão querendo aderir ao Gostoso.
            Uma da dificuldade apontada é a demora da resposta do posto de gasolina do município, isso se dar devido ao proprietário não ser do município e o gerente não ter autonomia de tomar a decisão de adesão ao Gostoso. Seria uma ótima oportunidade, pois ampliaria o envolvimento dos motos taxistas no processo.
            Uma preocupação apontada diz respeito a quantidade de Gostoso existente em caixa, que com o crescimento da demanda chegará o momento em que não será suficiente, havendo a necessidade da confecção de mais moedas, bem como fortalecimento do lastro do banco.
            Foram apontadas algumas estratégias de ação, dentre as quais buscarem novas parcerias e incentivar os comerciantes a passarem o Gostoso de troco, a fim de ampliar a circulação da moeda no município.
            No que diz respeito ao encontro, tinha sido uma ação apontada pela ITES/Diogo, isso em dialogo no mês de Janeiro de 2013. Seria um momento para discutir:
  1. Finanças Solidárias construindo um outro modelo de Desenvolvimento: a contribuição dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento;
  2. Breve Apresentação do Projeto Rede Nordeste de BCDs e sobre a história de construção do Banco Solidário de Gostoso;
  3. Conjuntura e desafios dos BCDs no Estado para desenvolver oportunidades locais de apoio aos BCDs.
            Na oportunidade estariam presentes cerca de 40 pessoas, dentre as quais: Fórum Estadual de Economia Solidária, Poder público (municipal e estadual), parceiros locais, entidades de assessoria e fomento, empreendimentos de economia solidária, entidades do conselho gestor do Banco, dentre outros.
            Após uma síntese breve sobre a dinâmica do encontro, foi falado sobre o mês e local de realização. Acharam que seria melhor em São Miguel do Gostoso, isso no mês de fevereiro ou março, sendo que para isso foi encaminhado de ver com Diogo/ITES a questão de recursos. Outro ponto seria a possibilidade de ter um esse momento junto ao encontro que antecede a audiência pública pelo fundo estadual de ecosol, ou seja, ser casado, a fim da otimizar os recursos.

Marcos Leonez - AACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário