quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Encontro Estadual de Construção Coletiva de Conhecimento em Convivência com o Semiárido
Cultivando vidas, construindo saberes e a convivência com o Semiárido Potiguar”.

Primeiro dia: 17 de outubro de 2013 (quinta-feira)

Manhã:

07:00 as 08:00 - Café da manhã
08:00 as 09:00 - Acolhida, inscrições e credenciamento.
09:00 as 09:30 - Mística de acolhimento e apresentação – Contribuição dos encontros territoriais para o encontro estadual – Que mensagens e experiências agricultores (as) trazem de suas regiões para o encontro estadual?".
09:30 as 10h00 - Abertura do encontro.
Formação da mesa: Coordenação da ASA Potiguar (Paulo Segundo e Silva), Reitor da UFERSA (José de Arimatéia de Matos), Presidente do STTR Apodi (Francisco Edilson Neto), Diretor (a) IFRN Campus Apodi (), outros (...),   
10:00 as 12:00 – PALESTRA DE ABERTURA: Compartilhando saberes e experiências para a convivência com o Semiárido e com estiagens prolongadas.
Contextualização: As consequências para a agricultura familiar e camponesa da estiagem prolongada de 2012 a 2013; a construção de estratégias para a convivência, as experiências exitosas e a resiliência pelos agricultores (as) familiares, a ação governamental frente a questão. Exposição de uma organização sobre o contexto da estiagem. Em seguida, um agricultor e uma agricultora fazem exposição (depoimento) sobre o tema, falando sobre suas estratégias de enfrentamento da estiagem e do papel dos agricultores experimentadores. Abertura para falas da plenária, onde agricultores (as) das várias regiões falem de suas estratégias e necessidades para a convivência e superação de estiagens prolongadas.

12:00h: Preparação das visitas a experiências de campo

12:30h: – Almoço.
Tarde:
_____________________________________________________________________________
14:00h: Visitas de intercambio: Visitas distribuídas em seis comunidades/assentamentos/cooperativas (4 visitas cobrindo os 4 temas).  Os criatórios no semiárido - potencial forrageiro da caatinga, manejo alimentar dos rebanhos e das raças nativas/adaptadas. Sementes e a diversificação produtiva dos cultivos anuais – experiências de bancos de sementes crioulas, nativas e animais. Quintais produtivos - diversidade, produção de alimentos, à farmácia viva. Manejo de agroecossistemas na caatinga – experiências construídas de manejo da caatinga, o potencial forrageiro, frutas, alimentação das famílias e dos rebanhos; Economia solidaria e compras governamentais – experiências de comercialização solidaria, feiras, programas governamentais; Combate a Desertificação – experiências onde estar sendo feito trabalho que visa recuperar/preservar áreas em processo de desertificação.

Comunidades a serem visitadas e entidades responsáveis:
1.      Os criatórios no semiárido:
2.      Sementes e a diversificação produtiva dos cultivos anuais:
3.      Quintais produtivos:
4.      Manejo de agroecossistemas na caatinga: (Paraíso)
5.      Economia solidaria e compras governamentais: (Cooperativas: COOPAP, COAFAP e ACOOPASA)
6.      Combate a Desertificação; (Assentamento Santa Agostinha - Caraúbas)

Noite:
Atividade Cultural + Feira

_____________________________________________________________________________ Segundo dia: 18 de outubro de 2013 (sexta-feira)
____________________________________________________________________________

Manhã:
_____________________________________________________________________________

07:30h. Oficinas temáticas e de síntese sobre os aprendizados acumulados: Uma oficina por tema com apresentação de duas experiências por oficina. 1. Os criatórios no semiárido; 2. Sementes e a diversificação produtiva dos cultivos anuais; 3. Quintais produtivos; 4. Manejo de Agroecossistemas na caatinga; 5. Economia solidária e a comercialização; 6. Combate a desertificação.

10:00h:  Encontro de saberes: plenária de socialização das visitas e das oficinas -  reflexão sobre os aprendizados acumulados no evento, papel dos Agricultores experimentadores,  e discussão do que vamos fazer para fortalecer as experiências de agricultores (as) experimentadores (as) nas microrregiões e no Rio Grande do Norte.

12:00h. às 13:00h. - Almoço

14:00h. - Painel: Políticas Públicas e o Fortalecimento das políticas nas redes de AEs para a construção da convivência com o Semiárido Brasileiro (em que medida as políticas públicas favorecem ou bloqueiam a construção do conhecimento pelas redes de AEs?). Quem? INCRA? MDA? SAPE?
Ênfase: Políticas de ATER, de ATES e P1+2

15:00h. – Escolha/eleição dos delegados/as para participarem do Encontro Nacional

15:30h - Mística de encerramento

Coordenação | Tarefas
Equipes:
Tarefas| O que precisa?
Quem:
Chegada, acolhida e lanche.


Inscrições e entrega de materiais aos (as) participantes.


Abertura – mística de apresentação


Painel: Agricultores e agricultoras familiares


Preparação das visitas a experiências de campo


Atividade Cultural + Feira


Oficinas temáticas


Painel: Políticas Públicas e o Fortalecimento das políticas nas redes de AEs


Mistica de encerramento


Registro e comunicação


Operacionalidade financeira: Licitações, etc.


Material didático e de apoio


Estrutura de apoio (comissão organizadora e comunicação)


Divulgação, arte




Nenhum comentário:

Postar um comentário