Brecht, inédito, sobre a profissão do ator
Editora 34 lança coletânea de reflexões do célebre dramaturgo alemão sobre trabalho e arte no teatro. A maioria dos textos são publicados pela primeira vez no Brasil. Quem apoia nosso jornalismo concorre a 2 exemplares e tem 30% de desconto
Publicado 22/08/2022 às 18:18 - Atualizado 22/08/2022 às 18:21
O dramaturgo Bertolt Brecht é um dos principais nomes da história do teatro. Isso não é dizer (felizmente!) que Brecht é um consenso, uma unanimidade: seu teatro dialético é uma prática revolucionária, surgida para se contrapor abertamente às concepções obsoletas e conservadoras que ainda insistem em subir nos palcos. Por seus esforços nesse sentido, o alemão é lembrado não só como autor de importantes peças e encenações, mas também de intervenções decisivas no campo teórico das artes cênicas.
De Abujamra à Companhia do Latão, nosso país tem em sua história uma relevante recepção de sua obra. E passará a contar com mais um importante subsídio para os estudos brechtianos: nossos parceiros da Editora 34 acabam de lançar Sobre a profissão do ator, compilação de textos de Brecht inédita no Brasil.
No livro, encontramos 63 textos de cunho bastante diverso, passando por anotações, fragmentos e breves reflexões. Subdivididos entre as seções temáticas “A arte do ator”, “Descrição do trabalho dos atores” e “Exercícios para atores”, os escritos datam desde a sua década de ascensão no fervilhamento cultural da República de Weimar até o período em que retornou à terra natal depois do exílio nazista e viveu no contexto socialista da República Democrática Alemã – uma cronologia de pouco mais de duas décadas.
Outras Palavras e Editora 34 sortearão 2 exemplares de Sobre a profissão do ator, de Bertolt Brecht, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até sexta-feira, 26/8, às 14h. Quem é Outros Quinhentos tem direito a 30% de desconto no site da editora.
Temas como sua relação com o sistema de atuação de Stanislavski, seu critério para a avaliação da atuação e a descrição do trabalho da atriz e diretora comunista Helene Weigel, sua esposa, estão contemplados na coletânea.
Laura Brauer e Pedro Mantovani, que se encarregaram da tradução da obra para o português, também contribuem com uma introdução que esclarece as condições em que foram produzidos os textos, os embates político-artísticos em que Brecht se envolveu e um pouco do que o alemão pensava sobre os rumos do teatro em seu tempo. As notas do livro, igualmente assinadas pela dupla, foram produzidas a partir de pesquisa na Alemanha.
O fato de o livro ser de alto nível teórico e reunir textos que podem ser considerados bastante técnicos não é motivo para que o leitor leigo deixe de se interessar. Como aponta o organizador Werner Hecht, “atores obterão estímulos e sugestões práticas para seu trabalho, espectadores conhecerão critérios para o trabalho teatral. O livro foi concebido tendo em vista o maior valor de uso possível.”
Além disso, também integra a nova publicação da Editora 34 um conjunto de fotografias de época que documentam o processo de trabalho de Brecht junto ao Berliner Ensemble, companhia que fundou em 1949 na Berlim socialista. Como se vê, é uma edição cuidadosamente preparada, seja a nível da forma ou do conteúdo (oposição, aliás, rejeitada por nosso Bertolt), pensada para vários públicos.
Informado pelo materialismo dialético do método marxista, o teatro de Brecht ainda ressoa com questões do trabalho cênico hoje, e muitas das problemáticas que enfrentou insistem em vigorar no teatro burguês – por isso mesmo, a publicação de seus textos inéditos é um acerto aqui e agora.
No mês em que se completam 66 anos de sua morte, Outras Palavras realizará junto da Editora 34 o sorteio de dois exemplares de Sobre a profissão do ator. Poderão se inscrever todos os que colaboram com nosso jornalismo independente e sem catracas por meio da rede Outros Quinhentos.
O formulário de inscrição será enviado por meio do boletim de e-mails direcionado aos nossos apoiadores. Para concorrer, inscreva-se até sexta-feira, 26/8, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos também têm direito a um cupom de 30% desconto no site da Editora 34 e diversas outras contrapartidas oferecidas por nossa rede de parceiros.
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário