quinta-feira, 8 de setembro de 2022

 

Uber: o racismo por trás do sistema de avaliação

Pesquisadora colhe relatos de notas abaixo da média, sem nenhuma explicação, a motoristas negros. Também crescem discriminação e assédios. Muitos são bloqueados e ficam sem fonte de renda. Plataforma mal reage às denúncias

Empresa anuncia tecnologias de reconhecimento facial, mas ainda falha em banir comportamentos racistas de usuários e motoristas. Ilustração: Gustavo Magalhães para o Intercept Brasil

Por Naiara Evangelo, no Intercept Brasil

A sua tatuagem foi feita na cadeia?”. Essa foi a pergunta ouvida por Jorge Cardoso, motorista da Uber, após aceitar uma corrida de quatro turistas brancas em Salvador, Bahia. Cardoso, que tem uma tatuagem com a palavra “fé” nas costas, conta que parou por alguns segundos para entender aquele questionamento e, em seguida, respondeu: “Não, por quê?”.

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A passageira seguiu rindo da situação, mesmo sendo alertada pela amiga sobre o comportamento. “Eu fiquei bastante constrangido. Não consegui dar nenhum tipo de resposta e finalizei a viagem normalmente. Eu fiquei me perguntando: ‘Será que eu tenho cara de criminoso? Por que ela acha que fiz a minha tatuagem na cadeia? Porque eu sou negro?’”, me disse o motorista.

Ele narra que a atitude seguinte foi reportar o que havia acontecido no aplicativo da Uber, relatando o comportamento racista. A solução da empresa: enviar uma mensagem dizendo que faria com que ele não se encontrasse mais com a passageira. “Eu acredito que isso não é suficiente para um caso de violência racial”, opinou.

A driver ends a ride taken with the Brazilian App for ridesharing 99 Taxi in Rio de Janeiro, Brazil, on January 4, 2018. - Chinese ride-hailing giant Didi Chuxing said on Thursday it had bought Brazil's 99 Taxis, opening another front in the Beijing-based company's global battle with Uber. Didi, which had become a strategic investor in 99 Taxis last January, will now acquire the company outright along with its 14 million registered users in Brazil as it pushes into the growing Latin American car-share market. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP) (Photo by MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)
Mesmo com campanha publicitária, plataforma reproduz a lógica racista da sociedade. Foto: Mauro Pimentel/AFP via Getty Images

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