terça-feira, 27 de setembro de 2022

NA RETA FINAL. VOCÊ FAZ A DIFERENÇA.

 

Bom dia,

Em menos de uma semana vamos exercer o direito e o dever de ir às urnas decidir o futuro da nossa democracia. Se você ainda tem a sensação de impotência diante do cenário atual e pensa que apenas um voto ou uma ação individual não faz diferença, queremos te mostrar que fazem sim. 

Um voto só não faz milagre, mas milhares de pessoas que defendem a democracia, se agirem juntas, podem derrotar quem a ameaça. 

No jornalismo independente, funciona a mesma lógica. O trabalho da Pública, por exemplo, conta com financiamento de leitores. No nosso programa de membros, o Programa de Aliados, o valor mínimo de contribuição é R$10 por mês. Pode parecer pouco, mas, para a gente, não é. Isso porque estes 10 reais de um indivíduo se somam a outros 10, 30 ou 50 reais de mais de 1600 pessoas que contribuem com a Pública e dão sentido ao trabalho que fazemos todos os dias. 

Nossa cobertura das eleições é possível graças ao apoio desses Aliados da Pública. Com a contribuição deles, investigamos, por exemplo, o caminho da desinformação nas redes sociais, revelando que mais de 40% dos vídeos com mais interações entre julho e agosto em grupos pró-bolsonaro do WhatsApp foram feitos originalmente no TikTok ou Kwai. Uma parte desses conteúdos propaga informações falsas sobre o sistema eleitoral ou defende o voto impresso. 

Fora da bolha bolsonarista nas redes sociais, revelamos quem bancou a ida dos tratores que desfilaram em Brasília no 7 de setembro. Na lista estão grandes empresários de implementos e maquinários agrícolas, produtores rurais e representantes de sindicatos regionais do agro. 

Além disso, desde as eleições de 2018, monitoramos casos de violência eleitoral. Neste ano, nossa equipe já está investigando dezenas de casos de ataques contra eleitores, candidatos, mesários e jornalistas. Infelizmente, temos visto um aumento desses casos nos últimos dias e, por isso, estaremos a postos neste fim de semana para mapear e investigar a violência ligada às eleições.

Faz parte da nossa missão investigar as diversas ameaças que colocam nossa democracia em risco. E pode ser parte da sua missão contribuir com o nosso trabalho na linha de frente desta batalha. Ainda dá tempo de fortalecer a nossa cobertura eleitoral. Apoie a Pública hoje e defenda quem protege a democracia. 

 
Quero apoiar a Pública!
Um abraço,

Giulia Afiune
Editora de Audiências da Agência Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário