Esse é um dilema muito comum na vida financeira de qualquer pessoa: de repente, você tem um dinheiro sobrando, e não sabe se seria mais vantajoso abater seus débitos pendentes ou investir esse valor para gerar renda.
A inadimplência no Brasil bateu um recorde em abril deste ano. O número de mais de 66 milhões de brasileiros endividados foi o maior desde 2016, quando do início da série histórica levantada pelo Serasa Experian.
Se por um lado, quitar uma dívida pode aliviar o orçamento e te poupar os juros sobre o atraso, por outro, investir faz com que seu dinheiro renda a longo prazo e te deixe ainda mais perto de seus objetivos financeiros – ainda que esses objetivos sejam pagar a dívida em questão.
Então, como saber qual a melhor decisão a se tomar?
Na verdade, não há uma única resposta. Tudo vai depender da situação individual de cada um.
Investir enquanto endividado pode ser possível se as taxas de juros da dívida forem menores que o rendimento dos investimentos – e também considerando que os prazos e valores de ambos sejam praticamente equivalentes.
Ainda que pagar a dívida possa parecer a atitude mais sensata, é preciso avaliar o valor do débito, o prazo de pagamento, se já existem parcelas em atraso, entre outras questões.
É igualmente importante analisar também o tipo de investimento que você irá realizar e se esse dinheiro extra que está disponível para ser aplicado advém de um episódio único ou pode ser recorrente.
Com tantas variáveis para se observar, essa não é uma decisão fácil. Por isso, estar bem informado e conhecer o funcionamento do mercado financeiro é essencial para que você possa cuidar bem de sua saúde financeira.
Na aula online e gratuita desta quinta-feira, iremos abordar os conceitos essenciais sobre o Mundo das Finanças para que você possa começar a construir patrimônio com investimentos.
Será um encontro imperdível com o tema “Compreendendo os 2 únicos tipos de investimento que existem” e apresentação de Eduardo Moreira.
Não perca: nesta quinta-feira, dia 14 de julho às 20h. Não haverá replay!
Grande abraço!
Equipe Edu Moreira
PS.: É realmente importante que você ative o lembrete para aproveitar a aula do dia 14/julho, ao máximo. Se já ativou, não precisa se preocupar, mas se ainda não fez isso, clique no link abaixo e ative agora mesmo. É a única forma de garantir que você receberá o link para acompanhar a aula ao vivo.
CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário