OESTE POTIGUAR
30/04/2013Projeto pioneiro garante produção agroecológica em tempos de seca
Por Clara Cavalcanti
Mesmo diante da maior estiagem dos últimos 50 anos no Nordeste, famílias agricultoras beneficiadas pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), no Sertão do Apodi, têm conseguido manter a produção agroecológica e seguem firmes à espera de dias chuvosos no Semiárido. A Diaconia é uma das organizações executoras do PDHC e, hoje, presta assessoria técnica a 360 famílias rurais de três municípios do Rio Grande do Norte – Umarizal, Caraúbas e Rafael Godeiro. Ao todo, já são sete comunidades atendidas e a expectativa é chegar a novos territórios nos próximos anos.
“O PDHC já negocia uma segunda fase com o Governo Federal para continuar as atividades, nos próximos anos. Acreditamos que novos territórios serão incorporados ao projeto. Para a Diaconia e, sobretudo, para as famílias, o PDHC tem sido um parceiro muito importante”, afirmou o coordenador da Diaconia no Oeste Potiguar, Leonardo Freitas, destacando que as atividades do projeto em 2013 ganharam força em março.
O trabalho de assessoria oferecido aos agricultores através do PDHC é considerado pioneiro no País. “É um serviço de Assessoria Técnica Permanente, onde toda semana o técnico visita o agricultor e orienta para que ele, possa desenvolver suas capacidades, melhorar a prática da agricultura familiar e implementar tecnologias sociais para a convivência com o Semiárido. Toda prática agrícola tem por princípios a agroecologia e o respeito ao ambiente, às relações de gênero e ao empoderamento politico dos sujeitos”, explicou Freitas.
Ainda de acordo com o coordenador, graças a esse trabalho diferenciado, o Sertão do Apodi vem concentrando as melhores experiências agroecológicas do Estado. “Todas as comunidades são organizadas em associações e/ou grupos de mulheres e jovens, o que favorece o desenvolvimento de projetos e o acesso a crédito para investir em inovações sócio- produtivas”, observou.
A Diaconia executa o Projeto Dom Helder Camara desde 2004. Para mais informações sobre o PDHC, acesse a seção “Projetos” do site da Diaconia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário