terça-feira, 23 de abril de 2013


Prefeito de Florença vira candidato-surpresa para o governo italiano

Em Roma
  • Alessandro Di Meo/EFE
    O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, que está de saída do cargo, participa da sessão conjunta no Parlamento italiano, em Roma O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, que está de saída do cargo, participa da sessão conjunta no Parlamento italiano, em Roma
O bloco centro-direitista de Silvio Berlusconi sinalizou na terça-feira que cogita apoiar o jovem prefeito centro-esquerdista de Florença para o cargo de primeiro-ministro.
Matteo Renzi, de 38 anos, é apontado pelas pesquisas como o político mais popular do país, mas não era nem cogitado como premiê até a noite de segunda-feira, quando seu nome foi proposto por Matteo Orfini, dirigente do seu Partido Democrático (centro-esquerda).
Uma fonte parlamentar ligada a Berlusconi disse que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), "não é em princípio contra a candidatura de Renzi".
Delegações do PDL e do PD vão se reunir separadamente na terça-feira com o presidente da República, Giorgio Napolitano, para debater propostas sobre a indicação de um premiê para encerrar o impasse causado pela inconclusiva eleição parlamentar de fevereiro.
Resta saber se Napolitano, de 87 anos, seguirá essas indicações, pois há ampla expectativa de que ele irá nomear o ex-premiê Giuliano Amato.
Ampliar

Eleitores Italianos iniciam votação de eleições gerais do país21 fotos

1 / 21
Italianos votam neste domingo (24) e segunda-feira (25) nas eleições gerais do país. A população, cansada de medidas de austeridade, vai às urnas colocando o candidato de centro-esquerda Pier Luigi Bersani como favorito para revitalizar a terceira economia da zona do Euro Leia mais Gabriel Bouys/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário