segunda-feira, 20 de julho de 2015

Congresso

Sob panelaço, Cunha vai a TV exaltar "independência" e não cita corrupção

por Redação* — publicado 17/07/2015 21h05, última modificação 17/07/2015 23h33
Em rede nacional, presidente da Câmara faz balanço do primeiro semestre e não aborda propina que teria recebido; Rio, SP, ES, SC, MS e Brasília tiveram panelaço

Reprodução
Eduardo Cunha na TV
Cunha discursou durante cinco minutos, mas evitou críticas diretas ao governo
Um dia depois de ser acusado de receber 5 milhões de dólares em propina, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fez um pronunciamento em rede nacional para falar sobre o balanço das atividades da Câmara no primeiro semestre. O deputado enfatizou o que chamou de “independência da Casa” e citou os projetos de lei aprovados desde que chegou ao cargo: reforma política, redução da maioridade penal, aumento de penas para crimes cometidos contra policiais e o projeto da terceirização, entre outros.
ADVERTISEMENT
“A Câmara independente, de hoje, é um poder com muito mais iniciativa, conectado com as necessidades da população. Hoje, as principais demandas da sociedade é que estão pautando o nosso trabalho. E temos dado respostas mais rápidas para problemas urgentes”, disse ao comparar, com números, seu mandato em relações às gestões anteriores na Câmara.
Apesar do clima de guerra entre Cunha e o governo, por conta da delação contra o peemedebista na Operação Lava Jato, o presidente mencionou apenas a crise econômica em seu discurso. “Hoje o Brasil vive uma crise. Crise com a qual todos sofrem e que o governo busca enfrentar com medidas de ajuste”, afirmou. “A Câmara tem avaliado essas medidas com critério. Atenta à governabilidade do País, que é nosso dever assegurar. Mas também às conquistas históricas do nosso povo, que é nosso compromisso preservar”, complementou o deputado.
No fim do discurso, que durou cinco minutos, Cunha prometeu continuar colocando em pauta as “demandas” da população. “Foi o povo que elegeu cada um dos 513 deputados da Câmara. É para o povo que vamos continuar trabalhando. Com independência, coragem, responsabilidade e eficiência”.

Panelaço
Foram ouvidos panelas batendo, gritos de "Fora Cunha" e buzinas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, entre outros. Há dezenas de vídeos circulando nas redes sociais, como estes abaixo, do centro de São Paulo e da zona sul do Rio: panelaço rio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário