quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ALGAROBA

Estamos em dezembro e as dificuldades de manutenção e comida para os animais aumentam, com isto estamos no inicio da produção e colheita da algaroba, antes tivemos  a florada para as abelhas.
ao atravesarmos o rio chegamos a sombra de uma algaroba, coisa rara neste período, pois a maioria das árvores estão despidas de folhas(ficam juazeiro, algaroba, feijão bravo com folhas).
Com o inicio da queda da vagens os animais deixam de lado um pouco o milho. E aí vem a lembrança das teses contra a algaroba e fica a meditação, quem fala contra, alguma vez na vida  criou algum animal.
Estamos colhendo a vagem passando na forrageira e colocando numa lona para secar, isto em 02 dias, em seguinda passamos na forrageira na peneira fina e adicionamos junto com farelo do milho, servindo junto com cardeiro ao animais.
A aceitação por parte dos animais é a melhor possível, mostrando a importância desta árvore para quem mora no semiárido,pois oferece comida numa época critica para abelhas e a criação de bovinos, caprinos, aves e ovinos.
O que precisamos é de mais árvores com o potencial da algaroba com sombra e comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário