segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RN terá Economia Solidária e Convivência com o Semiárido como tema de Encontro Territorial.
 
 








A Associação de Apoio as Comunidades do Campo (AACC/RN) realizará nos dias 24 e 25 de setembro no Centro de Treinamento João Paulo II- Ponta Negra, o Encontro Territorial, com o tema Economia Solidária: Caminhos para a Convivência com o Semiárido. O Encontro trata-se de uma meta do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2, da Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA Brasil. Na ocasião, estarão presentes agricultores e agricultoras do Território do Mato Grande, Sertão-Central e Trairí, além de entidades parceiras, Fóruns e Movimentos.
A programação será iniciada, às 9h do dia 24, com a apresentação cultural dos grupos da comunidade indígena Mendonças do Amarelão do município de João Câmara, que trará o grupo de jovens músicos e a dança do Toré.
As atividades seguem com a Mesa de Debate: Economia Solidária como alternativa para a Convivência com o Semiárido. Da qual, participarão lideranças da sociedade civil: representação dos agricultores e agricultoras da Região da Chapada do Apodi, membro da equipe da AACC/RN, coordenação da ASA Potiguar, e representante do Centro Feminista 8 de Março (CF8).
No período da tarde outra atividade trará discussões inovadoras para o RN, será a Mesa das Experiências, com o tema: Finanças Solidárias como Estratégia de Conivência no Semiárido, onde estarão presentes integrantes do Banco Comunitário de Desenvolvimento Solidário e a Associação de Mulheres, Jovens de Tabua – São Miguel do Gostoso e do Fundo Rotativo Solidário do Grupo de Mulheres de Mulunguizinho – Mossoró, que partilharão suas experiências com os presentes.
 Na noite do dia 24, entre o primeiro e segundo dia do evento, será comemorado os 28 anos da AACC, na qual será lançado o vídeo “Conversa de Feira” do Projeto Balaio da Economia Solidária. Na oportunidade será entregue as comendas aos parceiros da instituição.  A comemoração será embalada pelo lindo som da cantora, percussionista e compositora paraibana Cátia de França!
No dia 25 a programação será dedicada ao Trabalho em Grupo para aprofundamento das temáticas: Economia Solidária, Economia Feminista, Agroecologia, e Convivência com o Semiárido. Os participantes farão o exercício de relacionar os temas às experiências de finanças solidárias identificadas na sua realidade produtiva.
Finalizando o evento será apresentados os Grupos de Trabalho com a sistematização das potencialidades em Finanças Solidárias no estado. E com a mística de encerramento. 
Att,

 Janaina Henrique dos Santos
Comunicadora popular - AACC/RN



--


Nenhum comentário:

Postar um comentário