sábado, 7 de setembro de 2013

Protesto no Recife acaba em detenções e mobilização em frente à delegacia

Publicado em 07.09.2013, às 19h08


01a596d0aae66883b2597c1efa323dc1.jpg
Prisões começaram na saída da manifestação, na Praça do Derby, Centro do Recife
Foto: Igo Bione / JC Imagem

Do NE10ATUALIZADA ÀS 20H00
Ao menos doze pessoas foram detidas no final da tarde deste sábado (7), no protesto que nem chegou a sair da concentração. A mobilização, denominada Operação Sete de Setembro, reuniu cerca de 300 pessoas na Praça do Derby, área central da capital pernambucana. As detenções começaram após um tumulto com a recusa de um jovem em ter seus pertences revistados pela polícia. Nove detidos maiores de idade foram levados para a Delegacia de Plantão de Santo Amaro, no Centro, onde assinaram um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e foram liberados.
Inconformados com as detenções, alguns manifestantes se concentraram em frente à delegacia de Santo Amaro, onde protestaram contra a ação policial, além de gritarem palavras contra o governador do Estado, Eduardo Campos. O grupo só dispersou quando os detidos foram soltos, por volta das 19h30.
O menor apreendido levado para a GPCA foi acompanhado de outros dois manifestantes maiores de idade, que supostamente estariam acompanhando o menor na mobilização. O delegado de plantão da GPCA Diógenes Nery espera a chegada das imagens do videomonitoramento do Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social) para identificar a ação dos três durante o protesto, para então decidir se serão enquadrados em algum ato criminoso.
PROTESTO - Com a confusão instaurada após detenção do primeiro manifestante, algumas pessoas que estavam no momento das prisões reclamaram da ação policial e terminaram sendo atingidas por spray de pimenta lançado pelos policiais. Para dispersar os manifestantes - em um grupo com cerca de 300 pessoas -, os policiais também dispararam balas de borracha e bombas de efeito moral, próximo ao cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/09/agencia_depredada_470.jpg

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/09/agencia_depredada_2_470.jpg
Agência do Banco do Brasil foi depredada por vândalos durante confronto com a polícia (Fotos: Fábio Jardelino / NE10)
A partir de então, o grupo passou a seguir pelas calçadas da Agamenon Magalhães, no sentido Recife-Olinda, em direção à DP de Santo Amaro. Todos foram acompanhados de perto por equipes do Batalhão de Choque da PM.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/09/montagem_policiais_470.jpg
Grande contingente de policiais foi usado para dispersar manifestantes (Fotos: Fábio Jardelino / NE10)
Entre os detidos pela polícia, estão três integrantes do grupo Resistência Pernambucana, que foram surpreendidos pela polícia na altura da Clínica de Fraturas, na Rua Fernandes Vieira. O trio foi obrigado a seguir com os agentes para a delegacia. O grupo chegou a protestar contra a medida, afirmando que não havia nenhuma acusação contra eles. O sargento Aldemir, da Rádio Patrulha, afirmou à reportagem do NE10 que realmente não havia nenhuma acusação, mas que a equipe havia recebido ordens superiores para levar o grupo.
MOBILIZAÇÃO - Organizada pelas redes sociais, a Operação Sete de Setembro (OP7) contou com mais de 9 mil presenças confirmadas em seu evento no Facebook. O grupo afirma que suas causas são suprapartidárias, acima de interesses políticos. 

O grupo reivindica, a nível nacional, a prisão imediata dos mensaleiros, fim do voto obrigatório, aprovação e cumprimento do PNE (Plano Nacional de Educação), redução de deputados e representantes, reforma tributária e aprovação e cumprimento da Lei de Combate à Corrupção. 

Em uma votação regional, a organização pernambucana também reivindica passe livre para todos os estudantes, redução de 85% no salário dos vereadores e deputados, retirada dos benefícios destes parlamentares e reforma e ampliações das escolas. O grupo também quer renovação e ampliação da frota de ônibus, criação de tempo máximo de espera para ônibus - e multa para as empresas que não cumprirem a medida - e expansão do metrô para a Zona Norte do Estado.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário