terça-feira, 10 de setembro de 2013

REUNIÃO PREPARATÓRIA DA CARAVANA AGROECOLÓGICA, EM APODI/RN. RUMO AO III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA (ENA), CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO, MOSSORÓ-RN.

Estão acontecendo nas regiões do Brasil as Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III ENA. Na região Nordeste a Caravana  será realizada no município de Apodi, com o intuito de apoio e fortalecer a luta de resistência ao Acampamento Edivan Pinto, que luta contra o projeto de irrigação do DNOCS. Pelo qual, centenas de famílias de agricultores e agricultoras foram e serão desapropriados dos seus lugares de moradia e produção.
A estrutura da Reunião foi desenvolvida da seguinte forma:
·         Boas vindas
·         Informes:
- Fala de Alexandre da ANA sobre a importância de fazer desse evento nossa causa de justiça e igualdade... e apoio a ocupação da Chapada do Apodi”
- A importância do fortalecimento das mulheres em virtude da participação no Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres;
- Situação do Acampamento na Chapada do Apodi: fomos informados de que houve na manhã de hoje uma intervenção policial no local, com tentativa de iniciar um embate as estruturas do acampamento.
·      Alexandre da Comissão executiva da Agência Nacional de Agroecologia (ANA) conduziu as discussões necessárias para a Caravana:
 – Após um debate em relação a realização da Caravana nos dias 16 a 19 de outubro, pois, a mesma chocou com a realização da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será 14 e 18 outubro. Desta forma a Caravana tem uma NOVA DATA 23 a 26 de outubro;
·         Após esta discussão foi apresentada a proposta de participantes: organizações da sociedade civil e de governo. Na qual a proposta foi qualificada pelos participantes na ocasião. Foram tiradas algumas entidades, aprovadas outras e colocadas as entidades faltantes na proposta;
·         Outra discussão que ficou para o segundo momento foi a questão do orçamento para a realização;
·         Foram ditadas algumas agendas de outras Caravanas pelo Brasil;
·         Foi apresentada a proposta de identidade (logo) da Caravana: uma imagem em xilogravura que recebeu várias sugestões de alterações. Este aspecto foi repassado para a comissão de comunicação para encaminhamento.
·         Foram repassadas algumas orientações gerais:
- Cada Caravana terá sua identidade própria, respeitando as particularidades de cada região, porém, terão que constar na identidade do evento a marca da ANA.
- Outra indicação importante foi a abrangência internacional da Caravana, especificamente latino-americana. Dentre as sugestões foi indicado o envolvimento da Via Campesina, como fortalecimento do evento e para a Chapada.
- A preocupação em contemplar as discussões sobre mulheres, negros, indígenas...
- Uma sugestão dada por Conceição foi o fortalecimento das figuras culturais local.
 
·         APÓS ESSAS DISCUSSÕES GERAIS FOI REALIZADA A DIVISÃO DOS PARTIICPANTES EM COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO. NA QUAL, OS COMUNICADORES DO RN E CE SE REUNIRAM PARA DISCUTIR A PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO, ENQUANTO OS DEMAIS DEBATERAM OS ASPECTOS METODOLÓGICOS, ORÇAMENTÁRIOS, E DE ORGANIZAÇÃO.
·         PARA A DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO FOI ORIENTADO QUE A COMISSÃO DISCUTISSE:
- Foi levantado, a priori, o número de 20 comunicadores e comunicadoras pela organização do do evento. A partir desse número algumas questões  foram colocadas para discutir: Como faremos esta distribuição? Quantos são do território e quantos são de fora? Quantos são da Asacom e quantos de outros lugares?
- DÁ VISIBILIDADE A EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA
- DÁ VISIBILIDADE A OCUPAÇÃO DA CHAPADA DO APODI
- O TIPO DE COMUNICAÇÃO: VISUALIZAÇÃO – FAIXAS/RÁDIO.  Uma vez que a internet em tempo real não será possível;
- PÚBLICO PARA COMUNICAR: AGRICULTORXS/ FORMADORES DE OPINIÃO/ HOMENS MULHERES DOS CENTROS URBANOS;
- DISCUTIR COM A ORGANIZAÇÃO O ORÇAMENTO PARA A COMUNICAÇÃO;
- A PRIMEIRA CHAMADA COMO CAMPANHA DA CARAVANA SERIA PORQUE EU DEVENDO A CHAPADA DO APODI?
- BUSCAR ESPAÇO NAS MÍDIAS LOCAIS, CONVENCIONAIS,
- VER A MATÉRIA SOBRE A CHAPADA NA REVISTA VIRAÇÃO.
·         ALGUMAS DEMANDAS FORAM TIRADAS PARA CUMPRIMENTO PELA COMISSÃO:
- A ideia de BONECOS GIGANTES durante a Caravana – responsável:  Ricardo CE
- A construção de vídeos curtos/chamadas para a Caravana (SPOTS?) – Camila CF8
- Construção da lista de comunicadores aliados das entidades participantes da organização / MAPEAR – JORNAIS / BLOGS LOCAIS  - responsável: Mariama/Mossoró
- Levantamento de oportunidade de divulgação, por exemplo: eventos/ e “ameaças”: eventos que podem chocar com a organização do evento e sua realização – responsável: Janaina AACC/RN
- identidade visual da Caravana –Ricardo – OBAS/CE - desenho da logo da Caravana/ boneco gigante
DEPOIS DESSE MOMENTO FOI APRESENTADA PARA OS DEMAIS PARTICIPANTES A PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO PARA A CARAVANA.
 
Att,

Janaina Henrique dos Santos
Comunicadora - AACC/RN




--
Lidiane Freire de Jesus
84 8805-2158
AACC/RN-BRASIL LOCAL/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário