REUNIÃO PREPARATÓRIA DA CARAVANA AGROECOLÓGICA, EM APODI/RN. RUMO AO III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA (ENA), CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO, MOSSORÓ-RN.Estão acontecendo nas regiões do Brasil as Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III ENA. Na região Nordeste a Caravana será realizada no município de Apodi, com o intuito de apoio e fortalecer a luta de resistência ao Acampamento Edivan Pinto, que luta contra o projeto de irrigação do DNOCS. Pelo qual, centenas de famílias de agricultores e agricultoras foram e serão desapropriados dos seus lugares de moradia e produção.A estrutura da Reunião foi desenvolvida da seguinte forma:· Boas vindas· Informes:- Fala de Alexandre da ANA sobre a importância de fazer desse evento nossa causa de justiça e igualdade... e apoio a ocupação da Chapada do Apodi”- A importância do fortalecimento das mulheres em virtude da participação no Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres;- Situação do Acampamento na Chapada do Apodi: fomos informados de que houve na manhã de hoje uma intervenção policial no local, com tentativa de iniciar um embate as estruturas do acampamento.· Alexandre da Comissão executiva da Agência Nacional de Agroecologia (ANA) conduziu as discussões necessárias para a Caravana:– Após um debate em relação a realização da Caravana nos dias 16 a 19 de outubro, pois, a mesma chocou com a realização da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será 14 e 18 outubro. Desta forma a Caravana tem uma NOVA DATA 23 a 26 de outubro;· Após esta discussão foi apresentada a proposta de participantes: organizações da sociedade civil e de governo. Na qual a proposta foi qualificada pelos participantes na ocasião. Foram tiradas algumas entidades, aprovadas outras e colocadas as entidades faltantes na proposta;· Outra discussão que ficou para o segundo momento foi a questão do orçamento para a realização;· Foram ditadas algumas agendas de outras Caravanas pelo Brasil;· Foi apresentada a proposta de identidade (logo) da Caravana: uma imagem em xilogravura que recebeu várias sugestões de alterações. Este aspecto foi repassado para a comissão de comunicação para encaminhamento.· Foram repassadas algumas orientações gerais:- Cada Caravana terá sua identidade própria, respeitando as particularidades de cada região, porém, terão que constar na identidade do evento a marca da ANA.- Outra indicação importante foi a abrangência internacional da Caravana, especificamente latino-americana. Dentre as sugestões foi indicado o envolvimento da Via Campesina, como fortalecimento do evento e para a Chapada.- A preocupação em contemplar as discussões sobre mulheres, negros, indígenas...- Uma sugestão dada por Conceição foi o fortalecimento das figuras culturais local.· APÓS ESSAS DISCUSSÕES GERAIS FOI REALIZADA A DIVISÃO DOS PARTIICPANTES EM COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO. NA QUAL, OS COMUNICADORES DO RN E CE SE REUNIRAM PARA DISCUTIR A PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO, ENQUANTO OS DEMAIS DEBATERAM OS ASPECTOS METODOLÓGICOS, ORÇAMENTÁRIOS, E DE ORGANIZAÇÃO.· PARA A DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO FOI ORIENTADO QUE A COMISSÃO DISCUTISSE:- Foi levantado, a priori, o número de 20 comunicadores e comunicadoras pela organização do do evento. A partir desse número algumas questões foram colocadas para discutir: Como faremos esta distribuição? Quantos são do território e quantos são de fora? Quantos são da Asacom e quantos de outros lugares?- DÁ VISIBILIDADE A EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA- DÁ VISIBILIDADE A OCUPAÇÃO DA CHAPADA DO APODI- O TIPO DE COMUNICAÇÃO: VISUALIZAÇÃO – FAIXAS/RÁDIO. Uma vez que a internet em tempo real não será possível;- PÚBLICO PARA COMUNICAR: AGRICULTORXS/ FORMADORES DE OPINIÃO/ HOMENS MULHERES DOS CENTROS URBANOS;- DISCUTIR COM A ORGANIZAÇÃO O ORÇAMENTO PARA A COMUNICAÇÃO;- A PRIMEIRA CHAMADA COMO CAMPANHA DA CARAVANA SERIA PORQUE EU DEVENDO A CHAPADA DO APODI?- BUSCAR ESPAÇO NAS MÍDIAS LOCAIS, CONVENCIONAIS,- VER A MATÉRIA SOBRE A CHAPADA NA REVISTA VIRAÇÃO.· ALGUMAS DEMANDAS FORAM TIRADAS PARA CUMPRIMENTO PELA COMISSÃO:- A ideia de BONECOS GIGANTES durante a Caravana – responsável: Ricardo CE- A construção de vídeos curtos/chamadas para a Caravana (SPOTS?) – Camila CF8- Construção da lista de comunicadores aliados das entidades participantes da organização / MAPEAR – JORNAIS / BLOGS LOCAIS - responsável: Mariama/Mossoró- Levantamento de oportunidade de divulgação, por exemplo: eventos/ e “ameaças”: eventos que podem chocar com a organização do evento e sua realização – responsável: Janaina AACC/RN- identidade visual da Caravana –Ricardo – OBAS/CE - desenho da logo da Caravana/ boneco giganteDEPOIS DESSE MOMENTO FOI APRESENTADA PARA OS DEMAIS PARTICIPANTES A PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO PARA A CARAVANA.Att,Janaina Henrique dos SantosComunicadora - AACC/RN
Lidiane Freire de Jesus
84 8805-2158
AACC/RN-BRASIL LOCAL/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário