terça-feira, 10 de setembro de 2013

Unicamp faz ressalvas a ranking de universidades da Folha

Publicidade
 
SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
A segunda edição do RUF (Ranking Universitário Folha) motivou reações distintas entre algumas das instituições de ensino avaliadas.
O principal questionamento foi da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 5ª colocada no ranking e que considera haver falhas nos critérios de classificação, mas que, mesmo assim, considera a iniciativa importante.
Veja o ranking de universidades da Folha
O RUF, publicado ontem pela Folha, traz a avaliação de 192 universidades brasileiras e também analisa os 30 cursos com mais matriculados no país, como administração, direito, medicina.
"Ao considerar números absolutos, como total de publicações científicas, as instituições menores como a Unicamp saem perdendo", afirmou Alvaro Penteado Crósta, coordenador geral da universidade de Campinas.
"Estamos felizes, no entanto, em saber que a Unicamp é a quinta melhor universidade do país, atrás de quatro instituições gigantes [USP e as federais do Rio, de Minas e do Rio Grande do Sul]."
O RUF considera, na avaliação da pesquisa científica, a quantidade de artigos científicos publicados e de citações recebidas por eles.
Leandro Tessler, físico e especialista em ensino superior da Unicamp, fez ressalvas sobre a internacionalização das instituições aferida no ranking -para ele, além do percentual de docentes estrangeiros, é relevante avaliar a presença de estudantes de fora.
A Unesp (Universidade Estadual Paulista), 6ª melhor do país no RUF, disse que ele é uma forma de as instituições "refletirem sobre seu posicionamento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também perante as demandas do mercado de trabalho, aprimorando seus pontos fortes".
O presidente do Inep-MEC (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio da Costa, afirmou que as informações do ranking vão ajudar o governo na elaboração de políticas públicas.
"O RUF está criando uma cultura de autoavaliação nas universidades que é muito positiva", disse. "Avaliar não tem o objetivo de punir, mas de entender o que está acontecendo com a escola."
Parte dos dados do RUF vieram do Inep-MEC, como a nota das instituições no Enade (exame que avalia o desempenho de alunos da graduação).

Colaborou * BRUNO LEE* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário