FOTO: Divulgação
Por Erika Amanda*, com edição de Higor Gonçalves**
Segundo diversos institutos de pesquisa internacionais, a temperatura média da superfície terrestre nos últimos 25 anos foi maior do que em qualquer período comparável desde o século 17. E de acordo com pesquisadores, a ação humana tem influência direta sobre as transformações no clima. Pensando na problemática, a Diaconia realizou, entre a última quinta-feira, dia 07, e ontem (10), o Seminário Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (foto). O evento aconteceu na Praia de Gaibú, situada no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do estado de Pernambuco, reunindo lideranças comunitárias, juvenis e religiosas locais. O objetivo foi iniciar um amplo processo educativo para sensibilizar e empoderar sujeitos sociais a intervirem pedagógica e politicamente em suas realidades, contribuindo, desta forma, para a superação de alguns agravos socioambientais.
“Planos de enfrentamento a mudanças climáticas, pesquisas de campo em Gaibú, monitoramento e incidência politica, mitigação, planos locais de gestão de risco e resiliência comunitária, impactos ambientais em Suape e os tubarões em Recife, foram alguns dos temas trabalhados pelo grupo base que participou do Seminário nestes quatro dias”, pontuou a coordenadora da Unidade Territorial da Diaconia na Região Metropolitana do Recife (RMR), Gleizy Gueiros.
A Praia de Gaibú fica na região do Complexo Industrial Portuário de Suape, símbolo maior do modelo de desenvolvimento industrial predatório adotado em Pernambuco. A realização do Seminário Meio Ambiente e Mudanças Climáticas na localidade mostrou-se pertinente e consistiu, justamente, em sensibilizar a população local a construírem iniciativas de mobilização e intervenção em prol do meio ambiente da região. O assessor político pedagógico da Unidade Territorial da RMR, Joselito Coutinho, ressaltou o propósito do evento: “o objetivo foi promover processos de mobilização e articulação comunitária, educação ambiental e excelência política, na perspectiva da superação dos desafios relacionados ao meio ambiente. Por fim, socializamos uma experiência comunitária”, destacou.
Além das lideranças comunitárias, juvenis e religiosas locais, o Seminário Meio Ambiente e Mudanças Climáticas também contou com a participação de grupos juvenis do Recife e de outros países, surfistas, pescadores, igrejas parceiras da Diaconia, Conselhos municipal e estadual do Meio Ambiente e ainda com os palestrantes convidados: Yuri Moraes (ONG Fase), Emildo Bastos da (ONG Visão Mundial), Arnold Mattoso (ONG Manguemar) e Ivaldo Sales (UFPE). No encerramento, que ocorreu na orla de Gaibú, os participantes treinaram surf e participaram de um pequeno campeonato que premiou as melhores colocações.
* Erika Amanda é estagiária do setor de Comunicação da Diaconia. ** Higor Gonçalves é assessor de comunicação da Diaconia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário