sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BRIGADA DE SOLIDARIEDADE

Brigada de Solidariedade aos Povos Guarani e Kaiowá
Data da saída: 06/01/2014
Data de retorno: 16/01/2014

Introdução
Os povos Guarani e Kaiowá estão vivenciando um momento decisivo de sua história de resistência heróica contra o agronegócio, que expande sua fronteira agrícola através da devastação das florestas, do despejo de comunidades indígenas e da ação violenta do de seus braços paramilitares contando com a conivência e muitas vezes a ação cúmplice do Estado.

Em sua luta pela sobrevivência, os/as Guaranis e Kaiowás iniciaram, nos últimos anos, o processo de retomada pacifica das suas terras tradicionais, mas esta atividade de resistência heróica se dá ao custo de muitas vidas. Em menos de uma década, mais de 270 lideranças Guaranis e Kaiowás foram assassinadas no Mato Grosso do Sul por pistoleiros, a mando dos latifundiários. Este é um processo histórico de genocídio e etnocídio que vem ocorrendo há mais de 500 anos.

Atualmente existem várias terras retomadas (ocupadas) pelos/as indígenas e vários fazendeiros entraram com pedidos de "reintegrações de posse". Com isso os/as indígenas podem ser retirados/as com violência policial e/ou dos pistoleiros a qualquer momento de suas terras tradicionais. Os pistoleiros estão intensificando as ameaças contra a vida dos/as indígenas e atiram contra as áreas retomadas, tentando intimidar os/as indígenas.

É necessário trazer à ordem do dia estas questões. Devemos tornar esta discussão pública e enraizá-la na militância de todo o país, e uma das formas encontradas para esta divulgação é através da Brigada de Solidariedade aos Povos Guarani e Kaiowá.

Qual é o papel da Brigada?
A tarefa da Brigada é contribuir, de todas as formas possíveis, para a segurança, bem-estar e auto-organização dos Guarani e Kaiowá, publicizando suas demandas, contribuindo com as atividades propostas dentro da programação e pensando outras formas de apoio às famílias indígenas. Além disso, devemos levar doações para as comunidades de alimentos, vestuário e outras coisas.

Participantes
Embora esteja sendo organizada pela Insurgência, a participação de pessoas próximas é possível e aconselhável, desde que se tenha total confiança e clareza sobre as intenções desta pessoa, além de compromisso e respeito com os costumes e as formas de organização das comunidades indígenas, respeitando suas tradições.

Serão realizadas atividades prévias à Brigada em cada região. No DF, esta atividade envolverá um cine-debate para introduzir melhor o tema a todas as pessoas participantes, além de recolher as doações.

Inscrição
A inscrição deve ser feita através do preenchimento do formulário online (https://docs.google.com/forms/d/1DHmLvkpnsieEakcbY_09-d_bjOygxOiNLkfsfgjHVDQ/viewform) e efetuando o pagamento da taxa de inscrição na conta bancária que será indicada ao final do formulário. As inscrições estão abertas até o dia 28 de Dezembro, data também em que devem ser realizados os últimos pagamentos. No caso de participantes do DF, cada um(a) Brigada deverá pagar, no ato da inscrição, o valor de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) referentes ao deslocamento e alimentação durante os dias da Brigada. Participantes de outros estados que precisarem de ajuda para organizar o transporte e etc devem entrar em contato e se inscrever também, mas não precisam pagar este valor.

Cronograma
Data
Atividade
06 de Janeiro
Ida d@s brigadistas para o Mato Grosso do Sul
07 de Janeiro a 15 de Janeiro
Atividades da Brigada
16 de Janeiro
Saída do MS e retorno para os Estados

Participe!

“Não morreremos educadamente!”


cancelar assinatura - página do grupo



--
Pedro César BatistaJornalista e escritor(61) 8322 9805
www.militantedocampo.blogspot.com
www.pedrocesarbatista.blogspot.com
Skype: pedro.batista09
Facebook: Pedro César Batista
e-mail:
pcbatis@gmail.com

 

"Sonhos não envelhecem."
Lô Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário