quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GOVERNO QUER ASSENTAMENTOS MENOS DEPENDENTES DE AJUDA FEDERAL, DIZ CARVALHO

Governo quer assentamentos menos dependentes de ajuda federal, diz Carvalho
Publicidade
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que o governo quer deixar os assentados cada vez menos dependentes de ajuda governamental. Ele é o responsável no governo pelo diálogo com movimentos sociais.
Segundo o ministro, a preocupação do governo é oferecer condições para que as áreas de reforma agrária tenham terra adequada, água, estradas vicinais e estímulos para criação de cooperativas. "É esse o modelo que a presidente Dilma [Rousseff] está trabalhando. Tenho certeza que nos próximos dois anos faremos avanços importantes nessa questão", disse o ministro.
Alan Marques - 15.ago.12/Folhapress
Ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República)
Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República)

Na sexta-feira (8), Carvalho reconheceu falhas na política federal de reforma agrária, dizendo que vários assentamentos se transformaram em "favelas rurais".
"É real e, infelizmente, verdadeiro que no Brasil há muitos assentamentos que se transformaram quase que em favelas rurais", disse na ocasião para justificar a política adotada por Dilma, a presidente que menos desapropriou áreas para assentamentos nos últimos 20 anos.
Nesta quarta-feira (13), o ministro evitou usar o termo "favela rural". Ontem (12), sem usar a expressão, o ministro tentou explicar que queria dar ênfase às políticas do governo para tornar assentamentos da reforma agrária autossuficientes.
"Eu fui mal entendido por companheiros do movimento quando eu disse que há muito assentamentos que não estão em condições adequadas", afirmou Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário