Relembre os brasileiros que já participaram do Oscar
Embora nenhum brasileiro tenha levado para casa a sonhada estatueta, o país já chegou bem perto. Um dos casos mais famosos e considerado injusto foi com o longa Cidade de Deus.
A produção, de 2002, foi totalmente ignorada pelo Oscar 2003, gerando indignação de alguns críticos. No ano seguinte, o Brasil tentou emplacar Carandiru, de Hector Babenco, como Melhor Filme Estrangeiro, sem sucesso. Mas para surpresa geral, Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. Não levou nada.
Outro “quase lá” do cinema brasileiro foi com Central do Brasil. O longa de Walter Salles concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, a única brasileira indicada na categoria. A Vida é Bela, de Roberto Benigni e Rod Dean, levou a estatueta de filme estrangeiro; e Gwyneth Paltrow desbancou Montenegro pela sua atuação em Shakespeare Apaixonado, de John Madden.
Mas o país meio que ganhou com Orfeu Negro, em 1959. Meio porque o filme é uma produção ítalo-franco-brasileira, dirigida pelo francês Marcel Camus. O longa é uma adaptação da peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes; tem trilha sonora de Tom Jobim e Luís Bonfá; possui atores brasileiros no elenco; e, esse sim, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário