Na semana passada, lançamos a campanha "Belo Monte: Justiça Já!" para cobrar do judiciário brasileiro celeridade e imparcialidade na tomada de decisões sobre dezenas de ações do Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado do Pará, organizações civis e movimentos sociais que hoje se encontram emperradas na Justiça, permitindo que a construção de Belo Monte siga na ilegalidade, violando a legislação ambiental e os direitos das populações do Xingu.
Em seguimento às atividades da campanha, estamos circulando a carta em anexo endereçada às autoridades do poder judiciário. E solicitamos para este documento a adesão exclusiva de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outras representações coletivas que desejem fortalecer a luta por justiça já! no caso Belo Monte.
O prazo para o recebimento das adesões institucionais a esta carta foi prorrogado e se encerra nesta segunda-feira, dia 26 de novembro de 2012.
Se a sua organização ainda não aderiu, participe clicando aqui http://bit.ly/X3uJMP ou envie e-mail para belomontejusticaja@gmail.com. Informe a sigla (se houver) e o nome completo da representação coletiva, juntando as informações de contato (nome da pessoa responsável, telefone, e-mail).
Esclarecemos que na carta constarão apenas os nomes de entidades, movimentos e demais representações coletivas que assinaram o documento.
Nos próximos dias, solicitaremos audiências com o novo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa e outras autoridades do judiciário para entrega do documento e apresentação dos problemas identificados, sobretudo, das propostas de encaminhamentos apresentadas na carta. As audiências contarão com a participação de representantes dos povos do Xingu afetados pela obra e da sociedade civil organizada.
A campanha Belo Monte:Justiça Já! também inclui uma petição on-line, onde cada cidadão e cidadã pode manifestar o seu repúdio à conivência do judiciário com o atual estado de ilegalidades de Belo Monte, cobrando providências urgentes para reverter esta situação. Participe clicando em: http://bit.ly/TzwUmd
Como parte da campanha, teremos o dia internacional de ação direta “Belo Monte: Justiça Já!” previsto para 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a petição on-line será entregue às autoridades do judiciário brasileiro. Aguardem notícias sobre isso em breve!
Agradecemos sua participação na defesa da Amazônia, do Xingu e dos direitos de suas populações - uma luta de tod@s nós brasileir@s e de todo Planeta.
Obrigada,
Antônia Melo
Movimento Xingu Vivo Para Sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário