terça-feira, 19 de março de 2013

FÓRUM DO CAMPO POTIGUAR – FOCAMPO
ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO DO RIO G. DO NORTE – ASA POTIGUAR
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES (AS) DA AGRICULTURADO RN (FETARN)
SERVIÇO DE APOIO AOS PROJETOSALTERNATIVOS- SEAPAC


Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”. Dom Helder Câmara.

Lutadores (as) do seridó
Estamos vivenciando no Semiárido do Seridó uma das piores secas últimos 40 anos, que poderá se prolongar por anos consecutivos. Essa, com certeza, é uma das secas mais cruéis e devastadoras que o seridoense tem noticia.  Os agricultores e as agricultoras familiares são aqueles (as) que mais sofrem perdas colocando em risco as suas vidas, pela inexistência de safra, pela mortalidade dos rebanhos, colapso do abastecimento d’água, inexistência de renda, falta de ações dos governos e ausência de infra-estrutura para conviver com a seca. 
O quadro atual é grave! A que se priorizar o socorro imediato às famílias que estão sem água, mas há a mesma urgência em investir em ações estruturantes para que essas famílias possam enfrentar os períodos de longa estiagem, cíclicos e previsíveis, sem passar fome ou sede e sem perder seus animais.
Diante desse quadro haverá lutas e mobilizações em todas as regiões do estado e aqui no seridó a FOCAMPO, FETARN, ASA POTIGUAR, SEAPAC, pólo Sindical , STTRs,Território do Seridó, associações  e diversos outros movimentos farão uma grande mobilização camada GRITO PELA AGUA NO SERIDÓ, defesa dos(as) agricultores(as) familiares e de ações imediatas de convivência com a seca, dia 14 de fevereiro, próxima, quinta-feira, em Caicó, com a seguinte programação:
I-Concentração na boa passagem, em frente a CONAB- Todas as delegações dos municípios devem chegar pontualmente as 8h00 da manhã neste local. Haverá neste local uma manifestação, com fala dos agricultores (as), entrega de documento ao chefe da CONAB e negociações.
II-Da CONAB sairemos em caminhada até chegar ao centro da cidade, onde no cruzamento da Coronel Martiniano com Seridó haverá uma parada com relatos dos agricultores(as) sobre a situação que estão vivendo diante da seca para conhecimento da sociedade e imprensa.
III- Do centro de Caicó caminharemos para o centro Pastoral DOM Wagner, onde neste local, as autoridades convidadas vão ouvir os relatos dos agricultores (as) sobre a situação da seca e suas proposições. 
Como acordamos nas reuniões realizadas em Caicó e Currais Novos, os STTR devem se articular com os conselhos, associações e fóruns para convencer os prefeitos para disponibilizar no mínimo uma VAN para o deslocamento dos agricultores (as) familiares até Caicó. 
Vamos á Luta. Nada de medo, nada de silêncio. É na terra que o agricultor(a) familiar vive . É na terra que o agricultor(a) resiste. Tem-se dinheiro para a copa do mundo, dinheiro pra fazer aeroporto internacional, dinheiro pra financiar 23 milhões por dia com deputados federais e senadores..etc. È porque não tem dinheiro para atender os agricultores(as) familiares que produz alimentos e riqueza para toda a sociedade???
Qualquer informação fazer contato com Expedito Jorge( 9981-7502 e 3417-2376) e Procópio(9928-0448 e 3417-1388).
Saudações Seridoenses
Procópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário