sábado, 23 de março de 2013

EX-RIVAIS EM PERNAMBUCO SE REÚNEM EM COZIDO PROMOVIDO PARA CAMPOS

Ex-rivais em Pernambuco se reúnem em cozido promovido para Campos
Publicidade
DANIEL CARVALHO
DO RECIFE

O menu era o mesmo, mas os convidados deste sábado (23) do tradicional almoço promovido anualmente por Jarbas Vasconcelos (PMDB) eram inéditos na casa de praia no Janga, região metropolitana do Recife.
Senador Jarbas Vasconcelos diz que Campos já é "dissidente" do governo
O governador Eduardo Campos (PSB) compareceu ao famoso cozido e levou à tiracolo um grupo de aliados que, até o início do ano passado, jamais frequentariam o jardim e o terraço da casa onde o senador passa parte do verão e recebe os amigos mais próximos.
Campos e Vasconcelos eram rivais históricos desde 1992, quando o governador de Pernambuco e seu avô, Miguel Arraes (1916-2005), romperam com o peemedebista.
A reaproximação só aconteceu 20 anos depois, nas eleições municipais do ano passado, quando Jarbas apoiou o candidato socialista, Geraldo Julio, que venceu a disputa.
Para Eduardo, o senador teve um gesto de "largueza".
A relação entre os dois está ainda mais próxima nos últimos meses, desde que Campos vem se colocando como provável candidato à Presidência. Jarbas afirma que já está intermediando conversas entre o governador e senadores interessados em apoiá-lo.
Josenildo Tenório/Divulgação
Senador Jarbas Vasconcelos recebe o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em sua residência na praia do Janga (Paulista PE)
Jarbas Vasconcelos (à dir.) recebe o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em sua residência na praia do Janga

Neste sábado, "jarbistas", "arraesistas" e "eduardistas" conversaram como fossem velhos amigos.
Estavam no almoço membros do governo estadual, da Prefeitura do Recife, parlamentares de ambos os lados, além de integrantes da Justiça de Pernambuco e do Tribunal de Contas do Estado.
Vizinho da casa de praia de Jarbas há 55 anos, o promotor de eventos José Rildo da Silva, 60, apareceu entusiasmado para cumprimentar o mais novo amigo do senador.
"Acho muito importante ele querer apoiar doutor Eduardo Campos. Ele é um cara novo e tem uma visão ampla para que o Brasil possa se desenvolver", disse José Rildo aos jornalistas que acompanhavam o evento do lado de fora da casa.
Apenas colunistas sociais dos jornais pernambucanos foram chamados. O senador disse que não queria dar um "tom político" ao evento. Mesmo assim, permitiu a entrada dos repórteres que observavam tudo por cima do muro.
Eduardo se disse feliz pelo encontro e afirmou que já recebeu Jarbas em sua casa.
"A história que nós temos nos liga muito mais do que nos separa", afirmou Campos.
O governador elogiou a postura do senador, que costuma ser um dos principais críticos do PT, desde o governo do ex-presidente Lula.
"As palavras de Jarbas em relação à conjuntura nacional são as palavras de um político que tem experiência pública e devem ser levadas em conta", afirmou.
Campos voltou a fazer críticas ao governo da presidente Dilma.
"Estamos, como muitos brasileiros de outros partidos, preocupados em que o Brasil melhore, que o Brasil possa ir se reencontrando, com crescimento econômico e distribuição de renda", disse o socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário