A Tabela 2 e a Figura 1 mostram os resultados dessas dificuldades em
termos das transições escolares. As duas mostram a mesma coisa: a porcentagem
de uma coorte – um grupo de pessoas nascidas em um mesmo período – que
alcançou cada nível educacional. É importante ressaltar que estes números
descrevem os sistemas educacionais rural e urbano de 10 a 15 anos atrás, uma
vez que estamos olhando para jovens adultos de hoje. Entretanto, à medida
que descrever o sistema atual requer um modelo de fluxo complexo e hipóteses
fortes, optamos por descrever aquilo que podemos sem tais modelos e hipóteses.
Fonte: Pnad 2001.
Tabela 2 – Transições escolares para a corte de 20 a 25 anos em 2001.
TRANSIÇÃO URBANO RURAL
Nascem 100% 100%
Entram no escola 95% 82%
Fim do primeiro ciclo 88% 58%
Fim do segundo ciclo 61% 21 %
Fim do segundo grau 40% 10%
Ingresso no nível superior 13% 2%
apesar dos dados de 2001, estes números com algumas mudanças, como o ingresso na universidade por parte dos rurais, que tanto incomodou os/as fascistas, são números preocupantes que necessitam de uma priorização forte, principalmente em relação aos pais das crianças e seus baixos níveis escolares, fato observado recentemente em uma comunidade, as mães apesar de bastante jovens, com um nivel escolar baixo.
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