Essas figuras poderiam levar à impressão errada de que não há demanda
para a educação rural de 5ª a 8ª série ou secundário, mas é importante lembrar
que a definição de rural usada acima é deficiente por não incorporar alunos rurais
transportados para escolas urbanas, que são bastante importantes nos níveis de
5ª a 8ª série e secundário.
Além da existir, as escolas precisam ensinar. Para tanto, são necessários
insumos pedagógicos, tais como computadores e bibliotecas, infra-estrutura física,
tal como água e eletricidade, e, principalmente, bons professores, boa abordagem
pedagógica e boa gestão.
A Figura 3 mostra a percentagem de alunos em escolas rurais sem água,
sem eletricidade e com bibliotecas. Esses três insumos podem ser vistos como
mínimos para a aprendizagem. É difícil conceber de uma escola sem água,
eletricidade ou biblioteca que não tenha consideráveis dificuldades para ensinar
aos seus alunos conteúdos básicos.
SÃO NECESSIDADES PREMENTES PARA O RURAL, EM FUNÇÃO DO LUZ PARA TODOS, O RURAL HOJE ESTÁ HOJE COM UM PERCENTUAL MUITO GRANDE DE ELETRIFICAÇÃO , CASO ESPECIFICO DE SÃO TOMÉ, QUE OSTENTAVA UM NÚMERO IMENSO DE ÁREAS RURAIS SEM ENERGIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário