terça-feira, 25 de dezembro de 2018

EDUCAÇÃO DO CAMPO5

2.3.3 Professores:

 Toda a literatura, seja quantitativa, seja qualitativa, mostra que o fator escolar mais importante par
a progressão e o aprendizado dos alunos é o professor. Insumos pedagógicos, infra-estrutura física e abordagens pedagógicas podem ter ou não forte influência sobre o desempenho escolar, dependendo da metodologia e do contexto de cada estudo, mas o professor, principalmente sua formação, sempre é importante. As duas tabelas a seguir mostram que em termos de formação de professores os alunos rurais estão também muito malservidos. Mais de dez por cento dos alunos em escolas multisseriadas estudam com professores que não têm sequer o ensino médio completo e apenas 4,6% estudam com professores com formação superior. Nas escolas rurais sem turmas multisseriadas, apenas um aluno em vinte tem um professor sem um diploma de ensino médio e, nas escolas urbanas, não chega a um em cem. Já um aluno em dez, nas escolas rurais sem turmas multisseriadas, estuda com professores com formação superior e um em três alunos não escolas urbanas o faz.
 Tabela 9 – Porcentagem de alunos de 1ª a 4ª série estudando com professores sem ensino médio completo e com curso superior Matrícula na 1ª a 4ª série em: Professor sem ensino médio Professor com curso superior Escolas rurais unisseriadas 11 6 Escolas rurais multisseriadas 9 Escolas urbanas de alunos rurais transportados 1 33 Rural 8 8 Escolas urbanas de alunos não transportados 1 36 Total 3
matricula na 1° a 4° série em:                professores sem ensino médio    professores com curso                                                                                                                                superior
escolas rurais unisseriadas                                         11                                         6
escolas rurais multisseriadas                                        6                                         9
escolas urbanas de alunos rurais transportados             1                                      33
rural                                                                             8                                           8
escolas urbanas de alunos não transportados                1                                       36
fonte: microdados do centro escolar de 2002.
ESTA É UMA QUESTÃO BASTANTE COMPLICADA,  A QUALIDADE DO PROFESSORADO NO RURAL, A PRÓPRIO DESCONHECIMENTO E FALTA DE PRIORIDADE POR PARTE DOS SINDICATOS DOS PROFESSORES COM O TEMA DA EDUCAÇÃO RURAL. COM REFLEXO NA QUALIDADE DO ENSINO, COM ALGUNS PROFESSORES/AS SEM CAPACIDADE ALGUMA PARA A PRÁTICA DO ENSINO.

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