domingo, 30 de setembro de 2018

Eleições 2018

#EleNão: manifestações contra Bolsonaro reúnem milhares pelas capitais

por Redação — publicado 29/09/2018 18h22, última modificação 29/09/2018 20h15
Atos são desdobramento de um movimento criado por mulheres, impulsionado pelas redes sociais

bolsonaro_sp.jpg
A candidata a vice presidência pelo PT, Manuela D'Ávila, e a candidata a deputada federal pelo PSOL, Sâmia Bomfim, marcaram presença em SP.
Em São Paulo, o evento marcado para começar às 15h no Largo da Batata, zona Oeste da cidade, contou mais de 150 mil manifestantes, segundo os organizadores. Em cima de um carro de som montado pela organização houve apresentações de saraus e shows. A cantora Tulipa Ruiz também participou.
Um manifesto foi lido no fim da tarde e o ato seguiu de forma pacífica pela Faria Lima às 18h, passando pela Rebouças e deve ser encerrado na Paulista com uma apresentação da cantora Maria Gadu, no Masp. Outras cidades também se organizaram para a data, no período da manhã e início da tarde como Campinas, Taubaté, Santos, Sorocaba, Jundiaí e outras.

Com presença mais tímida, manifestantes paulistanos a favor do candidato se reuniram por volta das 10 horas em frente ao Estádio do Pacaembu, também na Zona Oeste da cidade. O planejado eram saírem em carreata pela Zona Norte e chegarem até o Parque do Ibirapuera. Não foi divulgada uma estimativa dos participantes.

sp_manifestacao.jpg
Em São Paulo. manifestantes ocuparam as imediações do Largo da Batata
No Rio de Janeiro, os manifestantes contrários ao candidato se reuniram na Cinelândia, no centro, no início da tarde. Os organizadores falam em 200 mil participantes, um dos maiores atos que já aconteceu na cidade. Um show da percussionista LanLan deve encerrar a passeata na Praça XV. Os apoiadores do candidato, por sua vez, se encontraram na Avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul da cidade.
Leia Também:
No dia do #EleNão, Jair Bolsonaro recebe alta do hospitalAgentes de segurança pública criticam Bolsonaro e aderem ao #EleNão
Em Minas Gerais, as manifestações contra Bolsonaro se concentraram na Praça da Sete, ponto central de Belo Horizonte. Em Salvador, a manifestação marcada para as 13h, no Campo Grande, contaria com a apresentação das cantoras Daniela Mercury e Maria Gadu, além da banda Didá e Thati.
No Distrito Federal, manifestantes se reuniram nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, para uma caminhada até a região central da cidade. A PM estimou 7 mil pessoas. Em Florianópolis, a PM estimou 15 mil pessoas pelas ruas do centro na tarde deste sábado.

Os protestos aconteceram de maneira pacífica e também se espalharam em ao menos 63 cidades de 20 países, movimento que deve seguir no domingo 30: Cidade do Cabo (África do Sul), Berlim (Alemanha) e Londres (Reino Unido) são algumas delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário