quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CISTERNAS DE PVC? AQUI NÃO!

Cisterna de PVC? Aqui não!
Reunidos nos dias 29 e 30 de outubro de 2013, a Comissão Municipal da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA - do município de Caraúbas/RN, estruturada a partir do Fórum do Campo de Caraúbas – FOCAMPO -, relembrou difíceis momentos da luta contra a insistência da equipe do Fundo Nacional de Saúde – FUNASA - em atender as famílias desfavorecidas de abastecimento de água potável com a estrutura para armazenamento de água, cisterna de PVC. A FUNASA era a responsável pela garantia desse direito, dentro da territorialização feita pelo Programa Água para Todos do Governo Federal. Foram diversas reuniões na sede do município e nas comunidades, que originaram em documento enviado à prefeitura e FUNASA. Três audiências públicas com técnicos, sociedade civil e poder público, onde sempre se chegou a conclusão da  cisterna de placas como opção mais coerente a partir de perspectivas  econômica, social e estrutural. A prefeitura acabou por engrossar o caldo, e documentou a preferência dos Caraubenses à Superintendência da FUNASA.
Depois de muitos debates, sem que a FUNASA se orientasse pelos argumentos da população de Caraúbas, o munícipio foi então disponibilizado, através do Programa Água para Todos, para ser atendido com recursos da Fundação Banco do Brasil – FBB. Esta ano após ano, vem reafirmando sua opção pela cisterna de placas e pelo Programa 1 Milhão de Cisternas – P1MC – da ASA.
Essa era uma reunião para planejar a analisar a execução do P1MC, mas também foi um momento de comemorar a parceria da ASA, em nome da Diaconia, que trabalha na região desde a década de 70, e o FOCAMPO, que a partir do P1MC mobilizará e capacitará 634 famílias que serão beneficiárias de cisternas de 16.000L. Comissões municipais de outros municípios da região e a assessoria técnica do P1MC também estiveram presentes para compartilhar dos aprendizados desse povo. 
Dona Maria Luiza, moradora e articuladora da comunidade de Fortuna, é símbolo desta luta do FOCAMPO. Há 13 anos faz parte da associação de sua comunidade, e sempre sonhou em ter uma cisterna. Certo dia, cadastraram-na sem que estivesse em casa,  sem nem mesmo um documento, para receber uma cisterna. Não entendia para qual cisterna havia sido cadastrada, pois não havia sido informada por ninguém do FOCAMPO. Soube depois que seria uma cisterna de polietileno sobre coordenação da FUNASA, e que não deixaram escolha a ela, pois era com aquela que trabalhavam. Seu Zé Maria Junior, secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, diz que o processo com a FUNASA “nada se constrói, tudo de empurra”.
Quem soube na pele o que Zé Maria afirma, foi Dona Maria Luiza. Dependente de uma adutora que envia água de dois em dois meses a sua casa, teve de aceitar o reservatório de Polietileno. Diz que todo o processo foi desrespeitoso. Queriam determinar onde escavar o buraco. Depois colocaram a cisterna dentro dele e não aterraram. Daqui uns dias choveu bastante no município e “a cisterna ficou boiando, como uma arca de Noé”, diz Dona Maria Luiza. A partir de então Dona Maria lutou com as empresas contratadas pela instalação, ameaçando ir ao Ministério Público, caso não resolvessem a situação.
Resolveram, mas a luta de Dona Maria continuou, para que as outras famílias do município conquistassem um reservatório de água, mas de placas, não de PVC. Desta luta de Dona Maria e todo o FOCAMPO de Caraúbas, saíram todos vitoriosos. A população de Caraúbas, o poder público, o povo do Semiárido, pelo exemplo dado, e principalmente a ASA que reafirma a força da base que a forma. 


Rafael Santos Neves
Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais
Assessor da Coordenação
Tels: 81-2121-7666/ 9913-3649
Skype: rafael_p1mc
www.asabrasil.org.br
Facebook.com/articulacaosemiarido
marca_e_mail


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lista UGEs FBB" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para lista-uges-fbb+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para lista-uges-fbb@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lista-uges-fbb.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário