Não é “reforma”, é mais um golpe na Educação
Governo ignora secundaristas e professores ao impor ampla reforma curricular no Ensino Médio por meio de Medida Provisória
por Cléo Manhas e Márcia Acioli*
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publicado
23/09/2016 14h36
Lula Marques/AGPT/Fotos Publicas

Michel
Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, na cerimônia de
lançamento das propostas para o Ensino Médio: faltou diálogo.
O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), integrante de um governo não legitimado pelo voto popular, anunciou uma ampla reforma no Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória. Isso
significa que ela entrará em vigor no dia de sua publicação no Diário
Oficial da União, isto é 22 de setembro, sem diálogo ou reflexão com a
sociedade.
Tal anúncio provoca mais perplexidade em uma sociedade profundamente abalada por inúmeras ameaças e sequestros de direitos, que evidenciam aumento de privilégios para poucos, aprofundando as desigualdades sociais no País.
Toda política de educação ao mesmo tempo
reflete e contribui para um projeto de sociedade. Cabe-nos perguntar
qual é o projeto de sociedade que se fundamenta em decisões unilaterais
apressadas, sem amplo debate, especialmente sem a participação dos mais
interessados: os próprios estudantes e a comunidade escolar?
As várias reportagens que noticiam mais essa medida intempestiva do governo de Michel Temer são
sempre comentadas por um único movimento, que referenda a iniciativa e
deixa a impressão de que a sociedade, ou ao menos os especialistas,
foram ouvidos.
Dia desses, uma grande empresa de
comunicação fez uma reportagem talhada para esvaziar o debate e dar como
evidente a necessidade de uma reforma nos moldes da que foi anunciada
hoje.
Adolescentes de uma favela de Brasília foram
questionados sobre o motivo de não estarem na escola, e os dois meninos
dizem apenas “porque não”, e a menina diz que saiu porque engravidou.
A conclusão, segundo a reportagem: há vários
(assim mesmo, genericamente) motivos para o abandono escolar, e os dos
entrevistados foi “falta de estímulo”. Mas que motivos são esses? Falta de estímulo porque a escola é desinteressante?
Por que não aproveitam o assunto para problematizar questões importantes que provocam muitos abandonos da escola, como o racismo, a homofobia, o sexismo, a dificuldade de letramento, e as desigualdades de todas as ordens.
As organizações da sociedade civil estão há
muito tempo voltadas para a educação, promovendo inúmeros diálogos com
movimentos sociais, educadores e estudantes sobre o Ensino Médio e as
questões que permeiam esse debate. Há uma certa unanimidade quanto à
necessidade de mudanças.
Os estudantes promoveram dezenas de ocupações de escolas pelo
país, principalmente São Paulo, Ceará e Goiás, apresentando pautas e
propostas para o Ensino Médio e sobre a relação dos governos com as
escolas públicas. Essas reflexões têm se acumulado e já se tem muitos
elementos que apontam caminhos.
Uma das principais reivindicações de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas é a participação direta nas possíveis mudanças na educação. Eles sabem a educação que querem e, especialmente, a que não querem.
O Inesc, em parceria com a Unicef, desenvolve um projeto
em escolas públicas em Brasília desde 2014, e em municípios da Chapada
Diamantina (BA) e Belém (PA) desde 2016.
O projeto Educação de Qualidade tem como principal
objetivo ouvir o que os estudantes têm a dizer sobre o ensino médio e
qual escola desejam. Os diálogos têm sido muito enriquecedores e o
acúmulo de ideias e propostas é enorme. Mas o que adianta tudo isso se
vem um governo ilegítimo, sob aplausos de uns poucos, e muda tudo por
meio de medida provisória, de cima para baixo?
Podemos dizer que nos últimos anos tivemos
avanços interessantes, de forma geral, na educação. O Ensino Fundamental
foi praticamente universalizado, houve uma significativa ampliação das
vagas para o Ensino Superior e o acesso às universidades foi
democratizado com a importante ação afirmativa das cotas raciais.
No entanto, o Plano Nacional de Educação
(PNE) aprovado em 2014 praticamente não saiu do papel, e não há luz no
fim desse túnel. Pelo contrario: a Proposta de Emenda Constitucional
241, em tramitação no Congresso Nacional, propõe um draconiano corte de
recursos a curto prazo, e um enorme prejuízo a médio prazo, para o
financiamento de políticas sociais, principalmente as de educação – essa
mesmo que o governo Temer alega estar querendo ‘salvar’ com essa medida
provisória de reforma do ensino médio.
O mais chocante disso tudo é a informação,
registrada pela imprensa, de que a área de educação do governo ilegítimo
vem evitando “vazar” informações sobre a proposta de reforma do Ensino
Médio para não esvaziar o ato de seu lançamento.
Ou seja: é tudo para a plateia, não há real
interesse genuíno em melhorar a qualidade da educação, muito menos do
Ensino Médio, até porque não há política de ampliação do Superior para
receber um maior número de estudantes. Aliás, ocorre justamente o
contrario, um desmonte de políticas que vinham mudando a cara das
universidades, em especial as públicas.
Ironicamente, no discurso de apresentação da proposta de reforma do ensino médio, o ministro da Educação falou que o “novo
Ensino Médio tem como pressuposto principal a autonomia do jovem. É
muito comum o jovem colocar que aquela escola não é a escola que dialoga
com ele”.
Pois é ministro, a
escola não dialoga com estudante, e o ministério que propõe mudanças
também não. Ao contrário, impõe uma proposta por medida provisória.
Pelo jeito, o que importa mesmo para o
governo ilegítimo e seu ministro da Educação que tem como um de seus
interlocutores centrais o pessoal do equivocado (para dizer o mínimo)
movimento “escola sem partido” – é valorizar apenas o ensino técnico
para quem estuda em escola pública, para termos mão de obra pronta e
barata para atender os anseios do mercado. E assim afastam os jovens das
periferias das universidades. Para esses, empregos técnicos, de nível
médio, são mais do que suficientes para garantir suas sobrevivências.
* Cléo Manhas e Márcia Acioli são assessoras políticas do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)
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