segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PAA - SEMENTES

No último dia 21 de janeiro, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no RN, reuniu-se com Órgãos e Instituições Parceiras para conhecer e propor sobre a modalidade “Aquisição de Sementes”, do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

A partir da apresentação da CONAB, na pessoa de Arruda Júnior, foi possível conhecer o conteúdo da regulamentação da modalidade, ocorrida no último mês de dezembro. Também, ficaram expostos os desafios de nossa agricultura familiar no RN, em tocar esta ação, seja pelas dificuldades climáticas, seja pela pouca oferta (ou quase nenhuma) de organizações com DAP Jurídica, que trabalhe ou detenha sementes para comercialização.

Ouvidos os depoimentos dos participantes, percebemos que a modalidade se coloca como mais uma grande oportunidade para a agricultura familiar agregar renda à sua produção. Esse mercado Institucional pode acrescer até 16 mil reais/ano para àqueles agricultores interessados em atender ao PAA – Sementes e até 6 milhões/ano para as Cooperativas/Associações.

Compreendeu-se a necessidade de qualificar os potenciais produtores de sementes e planejar as estratégias que garanta uma oferta de produção e comercialização de sementes no Estado. Também, da necessidade de se conhecer as experiências exitosas de nossos vizinhos Estados.

Eis que se considerou, então, a realização de um Seminário Estadual sobre a “Inserção da Agricultura Familiar no PAA – Sementes” para a segunda quinzena de março. Para tanto, um Comissão será responsável pela preparação desta ação. A primeira reunião já foi marcada para o dia 03/02/2015 às 14h00 no Auditório da SAPE (sala do Cedrus). Fazem parte desta comissão, Emater, Fetarn, Emparn, Asa, Acc, Assessoria Estadual Nedet, SAPE, MDA e a Funai (aberto, caso outros queiram participar).

Agradecemos a todos/as por colaborar com esta ação no Estado do Rio Grande do Norte, voltada à nossa agricultura familiar.

Att,

--

 
DARIO ALVES DE ANDRADE
dario.andrade@mda.gov.br
6184 40062171


DFDA-RN
Delegacia Federal - Rio Grande do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário