quinta-feira, 8 de maio de 2014

Natal (RN) recebe ações do Água Brasil para coleta seletiva

01/04/14
Natal (RN) recebe ações do Água Brasil para coleta seletiva
Programa visa disseminar a prática do consumo responsável e estimular a mudança de comportamento e de valores em relação à produção e o destino de resíduos sólidos

Por Dalva de Oliveira 

A cidade de Natal (RN) ganhou reforço na gestão de resíduos sólidos, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a prefeitura municipal, o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Organização Não Governamental WWF Brasil, nesta terça-feira (1/4). A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com as presenças do prefeito, Carlos Eduardo Alves,  o superintendente do Banco do Brasil no Estado, Sérgio Cordeiro e o analista do programa de Conservação da WWF Brasil, Gustavo Lemos. 

O acordo vai permitir que a capital potiguar receba as ações do Água Brasil para apoiar projetos socioambientais com o foco no consumo consciente e reciclagem de resíduos sólidos,  integrando cooperativas e catadores do sistema de coleta seletiva. 

Em fevereiro, a cidade de Rio Branco Rio Branco (AC), também assinou um convênio de cooperação técnica para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da capital. O documento prevê também investimentos para a infraestrutura da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – CATAR, além de campanhas educativas de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável. 

O Programa Água Brasil tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicados pelo país. Natal e Rio Branco estão entre as cinco cidades escolhidas pela iniciativa para receber ações relacionadas ao consumo consciente e reciclagem de resíduos sólidos.

Em 2010, as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Natal (RN), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC) foram escolhidas para realizar ações que conscientizem a população sobre o consumo excessivo, a produção e o descarte dos resíduos sólidos. 

O Água Brasil tem duração prevista de cinco anos (até 2015) e envolve reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, consumo responsável, boas práticas agrícolas, restauração florestal e finanças sustentáveis. 

Em 2012, o Instituto Ibope, a pedido do Programa, ouviu 406 moradores de Natal, com mais de 16 anos, das classes A/B (33%), C (53%) e D/E (14%), para compreender os hábitos de consumo e descarte de resíduos na cidade. Os dados foram apresentados no I Seminário Brasileiro de Gestão de Resíduos, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  

Em Natal, 48% da população não sabe o destino do seu lixo. Papel (96%), plástico (98%), vidros (82%) e metais (85%) são os materiais mais conhecidos como sendo recicláveis. O conhecimento sobre coleta seletiva é alto: 86% dos moradores entrevistados sabem o que é o serviço. Mas apenas 46% das residências dos entrevistados são atendidas. Os materiais são recolhidos, em sua grande maioria, por catadores (39%) e cooperativas (37%).   A pesquisa fez parte do estudo nacional Consumo Sustentável realizado também em Caxias do Sul, Rio Branco, Pirenópolis e Belo Horizonte, e foram ouvidos 2.002 brasileiros.

O Programa Água Brasil conta também com a parceira da Agência Nacional de Águas, prefeituras e associações de catadores na implementação da agenda do  Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.

Clique aqui e conheça a pesquisa ibope de Natal
Clique aqui e conheça a pesquisa ibope de Rio Branco
Foto: Blog Água Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário