quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ministro leva carta à presidente elaborada no III ENA em Juazeiro
Presente no encerramento do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que aconteceu no último final de semana em Juazeiro, o Ministro da secretaria-geral da presidência da República, Gilberto Carvalho, levou na sua bagagem uma missão importante e inadiável para a Presidente Dilma Rousseff (PT), a reivindicação de um país mais agroecológico.
No encontro, que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas representando os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, foram discutidos propostas para um país diversificado e autossuficiente agroecologicamente. Num só canto, os militantes socioambientais entoaram a mesmo grito: “Sim a agroecologia, não ao agronegócio”.
 
Foram discutidas a unificação das lutas políticas para a viabilização do desenvolvimento territorial de políticas públicas voltadas a agroecologia, já que 70% dos recursos envidados pelo governo federal contemplam o agronegócio. A expansão da agroecologia, o combate aos agrotóxicos, a ampliação da agricultura familiar e a reforma agrária foram itens da carta elaborada para a presidente.
 
O ministro garantiu que a pauta será entregue e servirá mais como um Plano de Governo. “Fiz questão de vir de Brasília para ouvir a pauta de vocês. Quando li a carta tive a tentação de levantar do banquinho e dá no pé porque tem muita pauleira aqui”, brincou. “Mas jamais faria isso e com muita fraqueza e fraternidade quero sempre me dirigir a vocês e manter esse diálogo. Reconhecemos a importância desse encontro, e desta carta que estou levando à Brasília porque sabemos a responsabilidade que temos (..) e temos que dá uma resposta efetivamente. Vou dizer a presidenta que esta carta ao mesmo tempo que é uma cobrança para momentos atuais, ela é também um belíssimo Plano de Governo porque aponta questões fundamentais para um novo modelo de sociedade que nós precisamos implantar no país”, ressaltou.
 
Ao final do encontro todos os militantes realizaram um ato público à beira do São Francisco. Na manhã do mesmo dia, segunda-feira (19), uma manifestação dos militantes também bloqueou a Ponte Presidente Dutra em protesto para chamar a atenção das autoridades para a implementação urgente de políticas públicas para investimento na agroecologia.

enaunifasf.JPG

enaparaaponte.JPG


Nenhum comentário:

Postar um comentário