sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

 

2023: Petrobrás, 70 anos

2023: Petrobrás, 70 anos

Publicado em 22/12/2022

Empresa precisa retomar seu papel de indutora do desenvolvimento brasileiro

 

O ano que se inicia traz a enorme expectativa que, em 3 de outubro, a Petrobrás possa celebrar seus 70 anos novamente investida em seu papel estratégico de indutora do desenvolvimento do Brasil. A AEPET sabe que não será uma tarefa fácil, pois as gestões dos últimos seis anos apequenaram a Petrobrás, retirando-lhe ativos fundamentais de uma verdadeira empresa de energia integrada.

O novo governo precisa demonstrar, com agilidade e firmeza, que irá devolver à Petrobrás os propósitos da Lei 2004, que criou a empresa em 3 de outubro de 1953, concretizando o sonho de Getúlio Vargas.

Uma das primeiras ações da nova direção será construir um novo Plano Estratégico que recupere os investimentos produtivos, diminuindo o pagamento de dividendos. E apresentar, o mais rápido possível uma nova política de preços em lugar do nefasto PPI.

AEPET reafirma ser necessária e urgente “a reversão da privatização dos ativos da Petrobrás, destacando a BR Distribuidora, refinarias, malhas de gasodutos (NTS e TAG), distribuidoras de GLP e gás natural (Liquigás e Comgás), produção de fertilizantes nitrogenados (FAFENs), direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural e as participações na produção de petroquímicos e biocombustíveis”, como forma de garantir a “reestruturação da Petrobrás como Empresa Estatal de petróleo e energia, dando conta de sua gestão, com absoluta transparência, ao controle do povo brasileiro”.

São desafios enormes que precisam ser abraçados pela maioria dos brasileiros para dar o suporte político necessário para a “refundação” da Petrobrás.

A Diretoria da AEPET deseja aos associados, leitores, funcionários e colaboradores Boas Festas e Feliz 2023, esperando que o Brasil e a Petrobrás voltem aos brasileiros.

 

ENERGIZANDO

* Há 81 anos nascia a indústria do petróleo no Brasil com o início da operação do poço Candeias 1, na Bahia

https://fup.org.br/ha-81-anos-nascia-a-industria-do-petroleo-no-brasil-com-o-inicio-da-operacao-do-poco-candeias-1-na-bahia/

**Acelen importa 2 milhões de barris de petróleo de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário