terça-feira, 27 de agosto de 2013

Guido Mantega determina que a Caixa reduza empréstimos a grandes empresas
Publicidade
 
Ouvir o texto
Enquadrada federal O ministro Guido Mantega (Fazenda) determinou ontem ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que a instituição reduza os empréstimos corporativos a grandes empresas. Para Mantega, a CEF deve se concentrar no financiamento habitacional e no Minha Casa, Minha Vida, além de conceder crédito a pequenas e médias empresas. O ministro ainda anunciou a Hereda que a Caixa não receberá mais nenhuma capitalização do Tesouro Nacional neste ano e em 2014.
Vem Mantega tentou tranquilizar os empresários presentes ao almoço do Lide ontem, em São Paulo, quanto aos leilões de concessões e disse que o governo não é refratário a taxas de retorno atrativas para os investidores. "Estamos caprichando."
É ele A despeito dos holofotes sobre Eduardo Saboia, o governo vê Marcel Biato como responsável pela vinda do ex-senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil. Dilma Rousseff mandou retirar do Senado sua transferência para a embaixada da Suécia.
Onde pega Segundo assessores presidenciais, foi o ex-embaixador do Brasil na Bolívia quem aceitou o ex-senador na embaixada brasileira e sempre teve relações tumultuadas com Evo Morales.
Tem mais Além disso, membros do governo afirmam que ele teve atuação "deficiente" na libertação dos torcedores corintianos detidos na Bolívia, e o Planalto considerou suspeitas suas férias uma semana antes do embarque do ex-senador.
Vento... Edison Lobão (Minas e Energia) vai propor a inclusão de usinas eólicas no leilão A-5, que ocorre em dezembro e no qual será negociada energia para 2018.
... a favor Atualmente, estão previstos para este leilão hidrelétricas e térmicas, entre outras fontes de energia. O ministro vai decidir hoje se inclui a eólica no pacote.
Apelo A Rede divulgou nota para pedir que os eleitores que apoiaram a criação da legenda confirmem aos cartórios eleitorais que assinaram as fichas, se convocados para esclarecer possíveis irregularidades.
Quem sabe? Dirigentes do PPS voltaram a discutir a possibilidade de fusão com outro partido após fracasso do casamento com o PMN.
Dote O assunto voltou à pauta diante da perspectiva de que o TSE dê parecer favorável à tese de que legendas resultantes de fusão têm direito ao tempo de TV dos deputados que se filiarem a ela.
Letras miúdas Advogados especialistas em direito eleitoral dizem que um ponto da lei impedirá a grande migração de deputados para os partidos prestes a serem homologados: só está livre de perder o mandato o parlamentar que tiver participado formalmente de alguma etapa da criação da nova sigla.
Na mesa A cúpula do PSB se reúne hoje com o presidente da sigla no Rio, Alexandre Cardoso, para tentar "acertar os ponteiros" com o dirigente. Ele declarou preferência pela candidatura de Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao governo do Estado e à reeleição de Dilma.
Blitz Manifestantes de quatro entidades ligadas a movimentos por moradia irão até a sede do governo paulista, amanhã à tarde, para pedir que Geraldo Alckmin (PSDB) apoie a criação de uma CPI para apurar denúncias de corrupção no sistema de trem e metrô do Estado.
Mídia O jornalista Kennedy Alencar pediu demissão da Rede TV!, onde apresenta, desde 2008, o programa "É Notícia''. Ele fica na emissora só até o fim de setembro.
*
TIROTEIO
O Brasil tem uma diplomacia ideológica, com dobradiça nas costas, que se curva o tempo todo de acordo com os interesses do governo.
DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre a reação do governo à crise provocada pela fuga do ex-senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil.
*
CONTRAPONTO
Sem pausa para fotos
Gleisi Hoffmann e Fernando Pimentel estão na China para "vender" ao governo chinês o pacote de concessões de infraestrutura do governo brasileiro.
Em almoço ontem, o ministro de Relações Exteriores chinês, Yang Yi, indagou:
-Vocês não querem fazer uma viagem com nosso trem-bala, de Pequim para o litoral?
Pimentel já ia aceitando quando Gleisi interveio:
-Impossível, ministro, a eficiência da chancelaria chinesa organizou nove importantes agendas para nós nestes dois dias!
Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN
painel Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário