A sensibilidade voltada para a arte é uma das grandes qualidades de pessoas residentes no municipio de Campo Grande, localizado na região Oeste do Estado do RN. Assim tem sido observada esta vocação entre as mulheres artesãs campograndenses. A arte em renascença surgiu neste municipio no ano de 1983, como fruto na busca por melhores condições de vida e cidadania. Tendo como principal motivador o Pe. Pedro Neefs, na época vigário da paróquia de Santana do municipio de Campo Grande.
Os principais objetivos do grupo de renascença é o resgate do belissimo trabalho desenvolvido em apenas 02 cidades do Estado. Campo Grande e Janduís; assim permitindo a geração de renda para as artesãs campograndenses.
"O trabalho da Renascença tem contribuido muito em minha vida. Primeiro na minha autonomia financeira e depois trouxe novos conhecimentos através dos cursos que participamos", comenta a jovem artesã Mirlene Silva.
Minha renda é de aproximadamente R$ 250,00 reais mensal podendo aumentar conforme o ritmo da produção. Produzimos peças renovadas como aplicações para roupas, lenços, broches, laços, coletes e etc. A comercialização e divulgação é feita através de feiras , nas nossas residêncas e por encomendas. Já participamos de algumas feiras realizadas durante eventos e programação em Cidades do Estado como: Cidade junina em Mossoró, Festa do Boi em Parnamirim, Feira de em São Paulo do Potengí, intercâmbios, rodas de negócios pelo SEBRAE em Natal e com uma significativa participação na Marcha das Margaridas em 2011, em Brasilia. " Com essas nossas participações chegamos a ser reconhecidas pelo trabalho desenvolvido e fomos incluídos no catálogo do SEBRAE que apresentam vários produtos artesanais regionais em todo o Estado do RN", Complementa Rita Lima. fonte: O candeeiro - número 75- outubro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário