quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DIREÇÃO DE UMA COOPERATIVA

Não sei precisar com muita certeza,mas, a dificuldade de direção de uma instituição, com um marco de abertura e participação, é algo quase utopico. Tomemos como exemplo as nossas cooperativas que temos espalhadas pelos quatro cantos deste País.
Mais especificamente vamos tomar como exemplo duas cooperativas: uma que acompanhei mais a distância em virtude de não poder participar do seu corpo de sócio e outra que recentemente, coisa de 2 anos fiz um pedido de filiação.
No primeiro exemplo me refiro a cooperativa de boqueirão de Touros, em estado letal, a mesmo tinha uma diretoria que se arrastava a algum tempo sem nenhum processo de movimentação que atestasse que a mesma estivesse viva,mas, a diretoria continuava lá, sem querer deixar o cargo e assim persite até hoje.
No segundo exemplo refiro-me a cooperativa agropecuária de São Tomé, entidade de mais de 70 anos de existência que vem da época do auge da cultura do algodão.
Pois bem no ano de 2010, fiz um pedido de filiação e em seguida entrei com um requerimento solicitando algumas respostas para questões que enviei. Num determinado momento fui recebido pelo presidente da entidade, só que no requerimento solicitava uma reunião com todos os sócios para discutir  os rumos da cooperativa, o mesmo me recebeu e colocou algumas questões que se perderam no tempo.
Estamos em 2012, vejo por acaso um edital afixado de uma assembléia da cooperativa para tratar da questão da eleição do conselho administrativo.
É com grande desânimo que vejo a eleição dos membros sem nenhum perfil para coordenar uma entidade que carrega uma série de problemas e que precisa da presença e participação dos seus sócios na construção de soluções para os grandes desafios que a mesma exige.
Numa das questões está a própria recuperação da sua inscrição estadual para poder ter sua vida  e realizar algo que tanto os cooperados precisam.
Precisamos buscar um dialogo com o grupo que sorgueu a cooperativa de Parelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário