quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ASSEMBLÉIA DA COOPERATIVA

Aconteceu no  ultimo dia 02/10/12, assembléia da cooperativa de São Tomé, na pauta eleição do conselho diretor; honorarios dos diretores e outros asuntos como terceira ponto.
No inicio houve  um constrangimento e presença clara de uma falta de organização do corpo que dirige atualmente a entidade. Listagem faltando nomes de associados e ninguém sabia explicar o motivo dos nomes não constarem na lista.
Passado este primeiro momento com entendimento da colocação dos nomes dos faltosos, deu-se inicio a assembleia com a leitura da pauta e em seguida passada a palavra para o representante da OCB, Lucena, que fez algumas considerações sobre o processo de eleição, colocando que o pedido de afastamento solicitado pelo atual presidnte da cooperativa, estava acobertado pelo estatuto. Outro ponto levantado por ele diz respeito a não publicação do edital de convocação em jornal, de acordo com o que preconiza no estatuto e o envio de carta a todos os associados, mesmo não contentdo no estatuto.
A assembleia votou pelo prosseguimento dos trabalhos com a leitura dos cargos vagos e apresentação da chapa para preenchimento dos mesmos, houve um problema de entendimento em termos de tempo de mandato, o que esclarecido em seguida, tendo todos o entendimento que esta diretoria que está entrando é para concluir o mandato da anterior,  que irá até dezembro de 2014.
Eleita a diretoria, fica a abertura para quem quiser questionar a lisura do processo, dado algumas falhas estatutárias.
Uma coisa ficou patente, a necessidade de um trabalho mais intenso de capacitação, até mesmo para os membros que estão na diretoria, dado o seu visivel despreparo para dirigir uma entidade como a cooperativa de São Tomé com seus imensos problemas, juridicos, contabéis e princpalmente de gestão, claro fica  a dificuldade da diretoria convocar uma reunião com seus associados, o que desperta neles um sentimento de medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário