quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DIA DE CAMPO COM A PALMA

Neste dia 09/09 o GT da Agrobiodiversidade da ASA, fez uma visita a estação experimental da EMPARN em Cruzeta, na programação uma conversa com o técnico Guilherme e uma visitas a alguns campos de palma.
Este é um campo de palma de uma produtora no município de São João do Sabugi, mesmo com o sistema implantado de irrigação a mesma não estava sendo irrigada. O campo estava um sofrido, muito em função da estiagem e apresentando um pouco de cochonilha de escama.
Nesta área a produtora fez um corte drastico, cortando na planta mãe, isto para vender a folha que alcançou um preço alto, mas em compensação podemos observar a situação do plantio, com um sofrível desenvolvimento, confirmando a recomendação de não fazer o corte na planta mãe.
Esta já é outra área, esta toda com a variedade,"orelha de elefante" num espaçamento de 2,0m por 0,40cm, com bom desenvolvimento, mesmo sem irrigação, apesar de que ao lado deste plantio passa um rio, que de certa forma fornece uma umidade para o plantio. As folhas estão bastante finas e com muitos espinhos. Márcio(técnico da EMPARN), já tinha observado em outras plantas da orelha de elefante, que a mesma quando está com a folha fina, apresenta uma grande variedade de espinho.
Outra foto do mesmo plantio, mostrando o bom estado da mesma e uma concentração muito grande de raquetes.
Podemos observar o espaçamento entre as plantas, em termos de 20 a 30 cm entre as mesmas, com um excelente desenvolvimento e maior produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário