terça-feira, 25 de novembro de 2025

COMO FOI ACORDAR E DESCOBRIR QUE JAIR ESTAVA PRESO?

 

Onde você estava em 8 de janeiro de 2023? Você se lembra dos discursos de Jair Bolsonaro durante a pandemia? Você acompanhou a cruzada do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos contra o próprio pais? E ontem, qual foi sua reação ao acordar e ver que Jair Bolsonaro foi preso preventivamente? Se você lê a Pública, eu tenho certeza de que você tem lembranças de tudo isso.


Nossa redação te contou essas histórias.


Na manhã de ontem, corremos para publicar informações sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Esse é mais um capítulo do julgamento do ex-presidente, que acompanhamos de perto desde novembro passado, quando ele foi indiciado.


Mas além disso, essa história se relaciona com outras coberturas que fizemos por aqui ao longo dos anos, como as violações de direitos do povo brasileiro na pandemia e os violentos ataques de 8 de janeiro.


Tem também nossa extensa cobertura sobre a relação de Eduardo Bolsonaro com a extrema-direita dos Estados Unidos. A primeira reportagem que publicamos sobre o assunto é de 2019. Em maio deste ano, mostramos que Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo estavam articulando sanções contra o STF nos Estados Unidos, com direito a duas visitas à Casa Branca.


Em julho, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Jair Bolsonaro passasse a ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica. A decisão foi justificada a partir da articulação de Jair e Eduardo Bolsonaro com o governo dos Estados Unidos. Agora, a prisão preventiva foi justificada por conta de uma ação de outro filho, o Flávio, que convocou uma vigília em apoio ao pai.


Nosso papel não é só te dar uma informação na hora em que as coisas acontecem. Aqui na Pública, a gente contextualiza, liga os pontos e registra a história.


2025 está no fim e foi um ano de muitos acontecimentos e muito trabalho. Se você considera que a Pública te ajudou a compreender o que rolou neste ano, eu tenho um pedido pra te fazer: faça parte do nosso programa de Aliados.


Nossa arrecadação junto aos leitores caiu nos últimos dois meses. Por isso, nós precisamos chegar a 2 mil pessoas nos apoiando mensalmente ainda em novembro. Faltam 50 pessoas para batermos a meta. Com R$ 20 por mês, você faz parte da nossa comunidade de Aliados, ganha recompensas exclusivas e garante que nossa equipe siga trabalhando pra te contar todas as reviravoltas do Brasil.


Posso contar com você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário