segunda-feira, 25 de junho de 2018

CICLO DAS CHUVAS

ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO CICLO DAS CHUVAS NESTE SEMIÁRIDO DE ÁGUAS E COMIDA PARA OS ANIMAIS; MUITA CANJICA, MILHO ASSADO, PAMONHA, CUSCUZ, FEIJÃO VERDE NA MESA DO AGRICULTOR SATISFEITO COM A COLHEITA DESTE ANO, E A ESPERANÇA DE UMA NORMALIDADE DE INVERNO NOS PRÓXIMOS PARA CONSOLIDAR E APAGAR ESTES 6 ANOS DE FALTA BRUTAL DE INVERNO, COM UMA DUREZA MUITO GRANDE PARA SOBREVIVER DE QUEM CRIA, PRINCIPALMENTE NA ESCASSEZ  DE ÁGUA PARA OS ANIMAIS.
UM PONTO MERECE PARA REFLEXÃO, FORAM 6 ANOS DE SECA E NENHUMA POLITICA ESTRUTURANTE APARECEU PARA APARELHAR AGRICULTORES/AS PARA NOVOS MOMENTOS E ALIVIOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO. DE CERTA FORMA OS MOVIMENTOS ESTÃO ADORMECIDOS E SEM PROPOSTAS PARA O RURAL, ISTO VAI DESDE  EDUCAÇÃO, SAÚDE E ESTRUTURAS PARA PRODUÇÃO.
MAS, VAMOS CELEBRAR ESTE MOMENTO MUITO BOM E CRIAR ALGUMAS ESTRATEGIAS A MAIS COM PLANTIOS DE ESPECIES PARA FORMAÇÃO DE BANCOS DE PROTEINA, APROVEITAR O MOLHADO PARA AUMENTAR A ÁREA DE PLANTIO COM CAPIM, USAR QUANDO POSSÍVEL  A AGUAÇÃO, APESAR DO PREÇO ALTÍSSIMO DA ENERGIA(AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE PRIVATIZAÇÃO), ENFIM APROVEITAR ESTE BOM ANO DE CHUVAS; EM ALGUNS TRECHOS DO RIO POTENGI AINDA TEMOS ÁGUA EMPOSSADA. VIVA O NOSSO SEMIÁRIDO , SADIO DEMAIS PARA CRIAÇÃO, NÃO TEMOS CARRAPATO MATANDO GADO NEM OUTROS  PRAGAS , O QUE PRECISAMOS É DE POLITICAS DE JUNTAR ÁGUA, COM BARREIROS E AGUADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário