sábado, 14 de abril de 2012

Histórias do Sertão - A Bexiga chegando no Sertão

A Bexiga (varíola) é uma doença infectocontagiosa. É causada por um Orthopoxvirus, um dos maiores vírus que infectam seres humanos, com cerca de 300 nanômetros de diâmetro, o que é suficientemente grande para ser visto como um ponto ao microscopio óptico( o unico vírus que causa doença também visível desta forma é o vírus do molusco contagioso).
No Brasil foi primeiramente referenciada em 1563 na ilha de Itaparica, causando grande numero de casos e óbitos, principalmente entre indigenas, justamente com o sarampo, varicela e outras doenças, ela matou mais de 90% da população nativa do continente, derrotando e destruíndo as civilizações Asteca e Inca.
Estamos em 1890 a 1900, em São Tomé/RN , um surto de bexiga assola o município com mortes de muitas pessoas , e aí surge o dilema no momento de enterrarem as pessoas, pois os/as moradores/as da cidade não concordam com a colocação desses mortos vitimas da bexiga no cemitério da cidade.
Com isto cria-se o  impasse, onde enterrar as pessoas que morriam as dezenas vítimas da doença?. A solução foi conversar com um coronel que tinha uma propriedade(por nome coronha) distando 8 Km da cidade, daí foi improvisado um cemitério especifico só para as vitimas da bexiga. Do cemitério improvisado resta uma imponente cruz  feita de aroeira que resiste aos tempos e como fonte da história do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário