quarta-feira, 18 de abril de 2012

Educação contextualizada em Serra Verde.

A Experiência da escola rural Áurea Galvão.
No Semiárido potiguar, localizada há 37 km da sede do município de Lajes Pintadas, encontra-se uma interessante experiência de educação contextualizada desenvolvida na escola Àurea Galvão. A escola funciona na zona rural, numa comunidade chamada Serra Verde, cujo nome se dá pela sua localização em cima de uma serra e em meio a uma extensa e verde vegetação.
Os/as estudantes são, quase em sua totalidade, agricultores/as ou filhos/as de agricultores/as, numa faixa etária entre 4 anos(pré-escola) até em média 15 anos. A escola funciona pela manhã e á tarde. Pela manhã acontecem as aulas de pré-escola até o 5º ano. Á tarde são as aulas do 6º ao 9º ano.
Mas o diferencial da escola é a metodologia adotada, que é diferente daquela adotada nas escolas da cidade. A preocupação em contextualizar o ensino a partir da realidade dos/as alunos/as, a partir do local onde vivem e trabalham, a partir dos costumes e da cultura local faz com que essa experiência consiga estimular o aprendizado, fortalecer a autoestima e ganhar o reconhecimento da comunidade e da cidade.(O Candeeiro nº82).

Nenhum comentário:

Postar um comentário