O que você estava fazendo às 2h27 da madrugada?
A maioria das pessoas estava dormindo. Mas enquanto você dormia, o Congresso estava trabalhando contra nós.
Na calada da noite, às 02h27, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), anunciou a aprovação do PL da Dosimetria, que reduz penas dos golpistas do 8 de Janeiro e beneficia diretamente Jair Bolsonaro, já condenado a 27 anos por tentativa de golpe. Foram 291 votos a favor e 148 contra. Sem debate público. Sem transparência. No escuro.
Horas antes, a Câmara conseguiu expulsar jornalistas e agredir deputados de esquerda. Na madrugada, veio a canetada.
Isso não é coincidência. É, mais uma vez, a lei sendo usada como arma política.
Esta tática tem nome: lawfare. É sobre essa estratégia de usar o sistema jurídico como arma para alcançar objetivos políticos que parte o curso “Lawfare — a influência dos EUA ontem e hoje”, conduzido por Natalia Viana, fundadora e diretora da Pública. A partir de casos como a Lava Jato, a guerra às drogas e o tarifaço de Trump, o curso mostra como interesses externos operam no Brasil e como o sistema de justiça pode ser usado como ferramenta de disputa política.
Para participar, você pode fazer uma doação de R$190 via Pix para contato@apublica.org ou se tornar Aliado da Pública em um de nossos planos anuais. Depois, é só fazer a sua inscrição aqui.
Quem entende o jogo começa a jogar melhor. Quem entende o poder consegue enfrentá-lo.
Ao participar do curso, você investe no seu conhecimento e fortalece o jornalismo independente que expõe esse jogo todos os dias. Apoiar a Pública é defender a soberania do país, fiscalizar quem manda e proteger a democracia de quem age nas sombras.
Chega de assistir de longe. Neste Dia dos Direitos Humanos, transforme sua indignação em ação. Apoie a Pública. Entre nessa luta com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário