sábado, 31 de agosto de 2019

AVANÇO DA TRANSGENIA

por ocasião da oficina de produção e armazenamento de sementes da tradição, realizamos 16(dezesseis) testes de transgenia com milho: pontinha, moita, massa, pingoró e os resultados foram de certa forma assustadores, principalmente naqueles/as agricultores/as com maior produção, com  10 testes com contaminação, representando 63 %; interessante observar que em 03(três) agricultores/as do P. A. Santo Antônio em Touros, estão com 23 mil quilos para venda para o programa,  mas, com a realização do teste, os mesmos estão contaminados, principalmente no elemento  de tolerância a lagarta.
Mas, com todos estes dados, o mato grande tem a ofertar hoje, 5.350 kg de milho, lembrando que a agricultora Elma Nascimento do P.  A. Santo Antônio fez um contato sob a possibilidade de ofertar para testes outros milhos de agricultoras do P. A.
É interessante que este trabalho derruba a tese : "da não existência de sementes crioulas por parte de agricultores/as para ofertar ao governo para aquisição e distribuição. Necessário um aprofundamento maior do GT de agrobiodiversidade sobre  esta ação e lê e pesquisar no que foi e está sendo realizado na paraiba, principalmente na modalidade de aquisição, com menos burocracia e amarras; talvez o compra direta com distribuição simultânea.
edmundo sinedino

Nenhum comentário:

Postar um comentário