No Rio, à revelia de Lula, nasce a chapa da esquerda, por Marcelo Auler
No
Circo Voador, onde pessoas se juntaram para assistir o ex-presidente
Lula, de forma sútil foi apresentada a chapa da esquerda para concorrer
na eleição da prefeitura municipal do Rio em 2020

No Rio, à revelia de Lula, nasce a chapa da esquerda
por Marcelo Auler
em seu site
Na expectativa de começar a combater o fascismo no berço onde ele surgiu – afinal, Bolsonaro é fruto do Rio de Janeiro – a esquerda deixou claro que se unirá na próxima eleição. No Circo Voador, onde milhares de pessoas se juntaram para assistir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrar com artistas e intelectuais, no evento “A Cultura Abraça Lula”, de forma sútil foi apresentada ao público a chapa da esquerda para concorrer na eleição da prefeitura municipal do Rio em 2020. O primeiro passo para enfrentar os desgovernos municipal, estadual e federal.Provavelmente por conta do impedimento imposto pela legislação eleitoral, não houve uma manifestação explícita. Sutilmente, porém, ficou firmado o pacto que estava sendo costurado nos bastidores. Coube à deputada Benedita da Silv, a Bené – ex-senadora e ex-governadora do Rio – oficializar a aliança. Ela falou logo depois de Jandira Feghali. Já quase chegando ao fim de sua fala, ela convidou Marcelo Freixo para se aproximar e aparecerem juntos perante o público. Em seguida veio Lula, que pousou para as fotos. Freixo, por sua vez, chamou Jandira. Juntos, por proposta de Bené, os três recorreram a Nelson Cavaquinho para, com a ajuda da plateia, anunciarem que:
Na plateia, porém, o grito de guerra em seguida foi outro. Verdade que puxado pelo apresentador Luiz Fernando Lobo, mas logo ressoou: ”Vai avançar, vai avançar, a unidade popular”. Em uma clara aprovação do que estava sendo apresentado aos cariocas – no caso, um público esquerdista, é verdade – naquele momento para um Circo Voador lotado, com ainda outra multidão que por limitações no espaço interno teve que se contentar em assistir tudo de um telão instalado junto aos tradicionais Arcos da Lapa.“O sol há de brilhar mais uma vez/A luz há de chegar aos corações/O mal será queimada a semente/O amor será eterno novamente/É o juízo final/A história do bem e do mal./Quero ter olhos pra ver/A maldade desaparecer!”

Relembra, inclusive, que o partido ajudou a criar a eleição em dois turnos justamente para isso. Concorrer no primeiro turno com sua candidatura e apoiar a mais bem colocada na fase final da eleição. Ontem, porém, ao que parece lhe deram o prato feito.
A costura da chapa carioca já vinha sendo feita há algum tempo. Lula e Freixo, como este mesmo admitiu, já tinham conversando anteriormente, do Psol ficar na cabeça da chapa e o PT ficar com a vice. O psolista esteve em São Bernardo do Campo quando Lula retornou da prisão em Curitiba.
O PT do Rio, mesmo sabendo que a pesquisa Datafolha indica sua aceitação por 10% do eleitorado fluminense, tem consciência de que sua imagem não é a das melhores no estado. Muito por causa das alianças feitas no passado com o PMDB de Sérgio Cabral e Jorge Picciani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário