quinta-feira, 7 de março de 2019

Parlamentares americanos: Bolsonaro é extrema-direita!

Presidente brasileiro é ameaça à Democracia
publicado 07/03/2019
Ocasio.jpg
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez em um comício do "New Deal Verde", 7/II/2019 (Créditos: Flickr/Senate Democrats)

Da Fórum:

Parlamentares dos EUA dizem que Bolsonaro é risco à democracia no Brasil e citam prisão de Lula


Um grupo de trinta parlamentares dos Estados Unidos enviou uma carta nesta segunda-feira (4) ao secretário de Estado, Mike Pompeo, pedindo a defesa dos Direitos Humanos no Brasil.

O texto, remetido a Pompeo pela deputada Susan Wild, da Pensilvânia, diz que “antes mesmo da eleição de Bolsonaro” as ameaças à democracia brasileira eram “claras”.

O exemplo na carta é a prisão do ex-presidente Lula, em abril do ano passado. Segundo os parlamentares americanos, o petista foi “barrado de concorrer em circunstâncias controversas” que tiraram “o direito das pessoas escolherem livremente seu presidente”.

No documento de quatro páginas, os congressistas afirmam que Jair Bolsonaro (PSL) “ameaça as minorias”, “coloca em risco o futuro democrático do país” e se dizem “desapontados” com os elogios feitos por integrantes do governo americano ao brasileiro.

“Desde a eleição de Bolsonaro como presidente, estamos particularmente alarmados com a ameaça da agenda de Bolsonaro à comunidade LGBTQ+ e outras minorias, mulheres, sindicalistas e dissidentes políticos no Brasil. Estamos preocupados porque, ao visar direitos políticos e sociais duramente conquistados, Bolsonaro está colocando em risco o futuro democrático a longo prazo no Brasil”, diz a carta.

Na carta desta semana, os parlamentares citam a renúncia do mandato e saída do Brasil do ex-deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que disse estar se sentindo ameaçado por ser gay e permanecer no país durante a gestão do novo presidente, e afirmam que a democracia do Brasil “ainda está se desenvolvendo” e, portanto, precisa estar “particularmente vigilante em proteger suas instituições e separação de poderes”.

Em tempo: a carta - que cita Bolsonaro como um representante da "extrema-direita" - tem como uma de suas signatárias a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata.
Ocasio-Cortez tem apenas 29 anos. Eleita em novembro de 2018 pelo estado de Nova York, ela se define como uma "socialista democrática".
Em janeiro, a deputada propôs a criação de um novo imposto sobre grandes fortunas para o financiamento de grandes políticas ambientais - seu "New Deal Verde". De acordo com a proposta, rendimentos acima de 10 milhões de dólares poderão ser taxados em até 70%. Segundo o Washington Post, a nova taxa poderá render até 720 bilhões de dólares em um período de dez anos.
Embora pareça radical, Laura Carvalho, na Fel-lha, lembra que a alíquota máxima do imposto de renda nos EUA era de (justamente) 70% até 1981 - primeiro ano do governo do neolibelista Ronald Reagan.

Alexandria Ocasio-Cortez acena a seus apoiadores após a vitória nas eleições de novembro, em Nova York (Reprodução/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário