quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ADITAL Jovem
09.10.2014
Projeto Mulheres na Caatinga realiza oficinas de construção de fogões agroecológicos

Adital


O Projeto Mulheres na Caatinga iniciou uma série de oficinas de construção de fogões agroecológicos nas 32 comunidades que fazem parte do Projeto, executado pela Casa da Mulher do Nordeste, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O objetivo das oficinas é disseminar a tecnologia social do fogão agroecológico, desenvolvida pela CMN, visando à redução da retirada de lenha da Caatinga e a sobrecarga de trabalho imposta às mulheres do campo.
"As mulheres são responsáveis pela coleta e transporte da lenha usada para cozer os alimentos de suas famílias, são elas que ficam expostas à fumaça, que trabalham dobrado para lavar as panelas sujas de fuligem, um trabalho árduo associado aos outros afazeresdomésticos e às atividades na roça”, explica Tatiane Faustino, técnica educadora do projeto Mulheres na Caatinga.
Ainda segundo ela, o fogão agroecológico é uma tecnologia simples e eficaz, que pode ser construída pelas próprias famílias, por isso as oficinas envolvem além das mulheres incluídas diretamente no projeto, toda a comunidade. "O fogão é econômico, menos poluente, praticamente não fumaça prejudicando a saúde das mulheres e ainda tem um forno que pode ser usado para assar carnes e bolos, por isso nossa ideia é multiplicar a experiência”, conclui. O projeto também prevê uma cartilha com o passo a passo da construção dos fogões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário