domingo, 7 de setembro de 2025

UM MÊS DE CORAGEM E INVESTIGAÇÃO

 

Agosto foi intenso na Pública: lançamos um novo podcast, chegamos a finais de premiações prestigiadas, publicamos mais de 30 reportagens, conquistamos um prêmio internacional e vimos nossas investigações gerarem desdobramentos importantes.

Veja os destaques deste mês, que só foram possíveis graças ao apoio de nossos Aliados:
🌅“XINGU EM DISPUTA” O NOVO PODCAST DA PÚBLICA
Lançamos o podcast “Xingu em Disputa” , uma série de 4 episódios, exclusiva da Agência Pública, que mergulha na transformação forçada do rio Xingu depois que a usina Belo Monte passou a “devorar” suas águas. As consequências desse barramento continuam até hoje, impactando diretamente a vida de centenas de beiradeiros e indígenas. São eles que nos conduzem neste podcast narrativo e que protagonizam duas iniciativas inéditas no país para recuperar seu rio e seus modos de vida. No momento em que o Ibama está analisando se renova, ou não, a licença de operação da hidrelétrica, a repórter Isabel Seta mostra a importância do trabalho dos povos tradicionais nessa história que começou faz tempo, mas ainda está longe de acabar.
⛽PETRÓLEO É DESENVOLVIMENTO?

Apesar de receberem bilhões em royalties, cidades como Presidente Kennedy (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ) seguem marcadas por desigualdade, pobreza e serviços públicos precários. Isso é o que mostra as reportagens da Pública “Dinheiro do petróleo não resolveu problemas em Presidente Kennedy e Campos dos Goytacazes” e “Nas cidades campeãs em royalties de petróleo, gasta-se muito, mas pobreza persiste”, produzidas em parceria com o jornal britânico The Guardian. Ambas as matérias tiveram ampla repercussão e a reportagem sobre a pobreza nas cidades campeãs em royalties de petróleo foi republicada pelo ICL NotíciasBahia360 e pelo veículo estadunidense Inside Climate News.

🤔OS CONFEDERADOS DE SANTA BÁRBARA D‘OESTE

Revelamos como a tradicional Festa Confederada, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), celebra símbolos dos EUA, mas silencia o passado de escravidão ligado aos imigrantes que fundaram a cidade. A reportagem faz parte do especial “Projeto Escravizadores”, uma investigação inédita feita pela Agência Pública, que mapeou mais de cem autoridades brasileiras do Executivo e Legislativo com antepassados ligados à escravidão. A reportagem foi repercutida na newsletter do The Brazilian Report.

🏆PREMIAÇÃO!

Projeto Escravizadores também conquistou neste mês o prêmio da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) na categoria Jornalismo de Dados e Infografia! Fomos elogiados pela ampla variedade de recursos investigativos nas reportagens, que além de combinar genealogia, história e jornalismo, investigaram as raízes históricas da escravidão nas estruturas de poder do Brasil. O Projeto é finalista também do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, na categoria Investigação.

💥IMPACTO!
 
Em reportagem, contamos a história de Gabriel Jesus, jovem negro de 18 anos que foi preso injustamente, em novembro de 2024, sob acusação de furto. Após a repercussão da matéria, uma psicóloga ofereceu atendimento gratuito ao Gabriel e um advogado procurou o Rafael Custódio (autor da reportagem) colocando-se à disposição para pagar um curso de direito ao jovem e concedendo-o um estágio. O advogado ofereceu, também, celulares e documentos necessários para garantir a cidadania digital para todos os irmãos, além de ajudá-los a concluir os estudos pelo EJA.
🏁FINALISTAS!
 
Somos finalistas do 14º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos pelo  “Caso K”, um podcast financiado pelos nossos Aliados e fruto de uma investigação exclusiva da Pública sobre o fundador da Casas Bahia, Samuel Klein. O resultado sai em 22 de setembro. Torçam por nós!

O jornalismo independente tem o poder de transformar a sociedade. Ele revela injustiças, dá voz a quem é silenciado e fortalece a democracia. Na Pública, a gente não recebe dinheiro de anunciantes para fazer esse trabalho, são as doações de nossos Aliados que sustentam o nosso jornalismo.

Faça parte dessa luta, apoie a Pública!

Quero ser um Aliado!
Um abraço,

Renata Cons
Coordenadora de Marketing e Aliados

Nenhum comentário:

Postar um comentário