domingo, 12 de junho de 2022

PREFEITO USA DE FORMA IRREGULAR RÁDIO COMUNITÁRIA PARA FAZER PROSELITISMO POLÍTICO.

 

Editada uma nova lei que trata da Rádio Comunitária. Lei n° 9.612/98– que no seu artigo 1° define Rádio Comunitária como: É uma estação que atua como um verdadeiro canal de comunicação voltado especialmente para uma comunidade. O objetivo é dar voz aos moradores de uma determinada região, neste sentido, somente associações comunitárias que não tenham fins lucrativos podem utilizar esse meio para se comunicar. No parágrafo 1° do artigo 4°,  fala da proibição de uso da rádio para proselitismo, vejamos o diz: § 1º É vedado o proselitismo de qualquer natureza na programação das emissoras de radiodifusão comunitária; com mais ênfase os parágrafos 2° e 3°: § 2º As programações opinativa e informativa observarão os princípios da pluralidade de opinião e de versão simultâneas em matérias polêmicas, divulgando, sempre, as diferentes interpretações relativas aos fatos noticiados.

§ 3º Qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá direito a emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar ideias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações, devendo observar apenas o momento adequado da programação para fazê-lo, mediante pedido encaminhado à Direção responsável pela Rádio Comunitária.  Se for feito uma comparação da lei com o dia-a-dia da rádio, podemos observar um total descumprimento da lei em relação a rádio comunitário, pois, observamos que no seu programa de domingo o prefeito usa aquele espaço para proselitismo politico, com opiniões favoráveis a sua tendência politica, com informações que não condiz com a verdade, tentando passar para a população a desinformação, trazendo a palavra de seus correligionários, faltando com a pluralidade da informação, tão bem citada no seu parágrafo 2° . Não existindo a abertura para o contraditório na sua programação; ou talvez a população não esteja ciente dos seus direitos neste espaço de difusão e neste interim o prefeito usa e abusa de um espaço que protagoniza a pluralidade, ficando tão somente a opinião do senhor prefeito e seus aliados.

DIREITO DA POPULAÇÃO

Mas um fato e ato do prefeito que o Correio de São tomé/RN, vem de pronto denunciar o uso e abuso de comunicação de forma irregular, em um meio que tem na sua função, informar, divulgar, fazer cultura para o povo de um lugar, na sua amplitude, sem cultuar um ou outro senhor. A população tem direito de saber que está sendo manipulada e usada em um espaço tão irregular. E aí vem a pergunta, cadê os defensores do povo, sim, eles mesmos, os nossos vereadores, tão combativos no imaginário, dos filmes sem regras, sem ensaio, somente tórpedas figuras, estampadas nas paredes do tempo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário